Pelo 3º ano consecutivo, a Prefeitura de Caxias realizou o Encontro de Reisado. Em 2020, a Feirinha da Gente foi o local escolhido, após um cortejo com os grupos convidados das zonas urbana e rural. O Reisado conserva a tradição de celebrar o nascimento do menino Jesus. O primeiro a se apresentar foi o Reisado de Nazaré do Bruno, de seu Luís Domingos e Dona Maria de Jesus.

“Tenho muitos anos de Reisado. É uma tradição pra vida toda, enquanto eu tiver vida eu estou fazendo”, disse José Maria, representante do Reisado de Nazaré do Bruno.

“Eu vou de gosto e de coração. É uma cultura que tem no nosso povoado, e se a gente largar, quem é que vai fazer?”, pergunta Maria do Amparo, representante do Reisado de Nazaré do Bruno.

Em seguida, foi a vez do Reisado Mirim Encanto dos Cocais, do bairro Campo de Belém.

“É com muito amor que a gente leva esta cultura. Eu já tenho 12 anos que criei este grupo e estou muito satisfeito em levar esta cultura a Caxias e a outros municípios”, destaca Rafael dos Santos, representante do Reisado Mirim Encanto dos Cocais.

O Reisado do povoado Riachão também se apresentou, mas do jeito tradicional, sem a utilização de instrumentos musicais.

“Nós não temos os instrumentos e usamos apenas o gogó. É importante manter esta tradição”, disse José de Ribamar, careta do Reisado do Riachão.

“Nós transferimos da Praça da Matriz para a Feirinha da Gente este evento, que já está em sua terceira edição. Estamos aqui pedindo a Deus que 2020 seja abençoado. Teremos atividades na Feirinha já a partir da próxima semana, entramos nas prévias de Carnaval, depois do Mastro de São Sebastião. Ou seja, a Feirinha vem com muitas novidades este ano”, afirma Arthur Quirino, secretário de cultura.

O Reisado do povoado Lavra e o Reisado Encanto da Terra também fizeram suas apresentações, demonstrando os diferentes modos de praticar a mesma cultura.

“Eu, que participo do Reisado Encanto da Terra, que já tem mais de 20 anos na cidade, a gente se sente feliz pelo fato de estarmos aqui firmando mais este encontro de Reisado em Caxias”, disse Lutércio Lopes, careta.

“Pra mim, representa tudo. Estou doente, mas mesmo assim eu venho”, disse Sebastião Chinês, produtor cultural.

“A zona urbana e zona rural estão participando. Todos os anos no dia 5 a gente faz este encontro de Reisado. E nesta segunda-feira, Caxias está festejando o Dia de Santos Reis”, lembra Pelé, produtor cultural.

O prefeito Fábio Gentil compareceu à festa e também entrou na dança.

“Caxias tem tido esta oportunidade de criar, e nós trazemos para a Feirinha o que há de melhor para o nosso município. O Reisado é uma cultura que precisa ser valorizada e estamos trazendo para que a gente possa divulgar para todo o estado. Quando a gente vê o povo participando, a gente valoriza ainda mais”, disse o prefeito de Caxias.

Veja na reportagem: