O treinamento foi no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para 53 novos agentes comunitários de saúde (ACS), além de alguns veteranos que também foram se atualizar com as novas informações.

“Essa capacitação vem somar porque tem algumas fichas novas e a gente não tinha noção de como preencher, mas com esta capacitação, tanto para os novos, quanto para nós que estamos na ativa, vem somar de uma forma especial para que tenhamos facilidade para a qualidade do nosso trabalho”, afirma o agente Francisco Brito.

“Primeiro quero agradecer a Deus porque somos privilegiados, e que venhamos a contribuir com as famílias sobre o que iremos fazer para que possamos contribuir com a melhoria da qualidade de vida das famílias”, disse  Welisson Oliveira, novo agente comunitário.

“Eu peguei uma área que estava sem agentes, mas é uma área que eu já conheço. Já fui visitar a área com a coordenadora. Vamos entrar a todo vapor e a capacitação vai proporcionar mais conhecimentos”, afirma Francisco da Costa, novo ACS.

Ministrado pela Atenção Primária, o treinamento abordou sobre formulários utilizados, qual a importância do agente comunitário na Estratégia de Saúde da Família, o Bolsa Família e o Bolsa Nutriz, saúde da mulher, saúde da criança, Planificação, saúde bucal, as práticas integrativas e a função do ACS em cada departamento.

“Fizemos o convite para os novos e para os agentes antigos também que queriam esta capacitação. Nós estamos mostrando como ele deve fazer quando estiver visando a família, o papel do Aagente comunitário de saúde. É um momento de muita felicidade receber estes agentes, porque agora temos um teto grande de ACS e, com isto, Caxias vai ficar 100% coberta”, afirma Juliana Vidigal, coordenadora da Planificação.

Veja na reportagem: