A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Caxias, Profª Msc. Ana Célia Damasceno, recebeu a equipe gestora da URE liderada pela gestora Marciana Bezerra. Na ocasião, houve uma conversa, na qual estavam em pauta a transferência das escolas do estado, que passaram a ser geridas pelo município; mudanças e permanências nas gestões; situação dos professores que vão atuar nas unidades de ensino, dentre outros temas.

Este foi apenas o primeiro passo para a discussão das mudanças que vão acontecer com a transferência das unidades de ensino do estado para o município. No último dia 16 de janeiro, um encontro já havia ocorrido. Nesta terça-feira (21), gestores das 11 escolas que estão sendo municipalizadas e que estão em processo de transição também estiveram na reunião.

“Hoje tivemos a oportunidade de esclarecer o que faltava para tranquilizar a todos que fazem parte dessa transição das escolas estaduais para o município. Conforme foi acertado, a secretária municipal dará todo aval para que ocorra a municipalização de forma adequada e tranquila”, disse Claudia Reis, gestora da escola Acrísio Cruz.

Segundo a gestora regional da URE, os dois momentos foram de extrema importância para esclarecer e estabelecer uma transição que venha favorecer a todos. “Essa reunião é o alinhamento do início do período letivo de 2020. Viemos acertar as questões pedagógicas, calendário, e fazer com que a professora Ana Célia fizesse o reconhecimento dos gestores das escolas municipalizadas, lembrando que a cessão dos professores e gestores será até dezembro de 2020. Vale ressaltar que foram 11 escolas municipalizadas, sendo que em 10 escolas os prédios e o corpo escolar foram repassados ao município e um foi cedido à instituição IEMA, mas a transição será gradual e tranquila”, lembrou.

A secretária Ana Célia Damasceno lembrou que o município se compromete em garantir todo o êxito em todo o processo de municipalização.

“Eu posso afirmar que não vai haver nenhuma diferença, porque a educação será a mesma a todos os alunos, pois primamos pela qualidade e melhorias no ensino de forma igualitária, todos os nossos alunos serão assistidos da mesma forma, seja do estado ou município. Sabemos que é um desafio, mas iremos cumprir com mais esse compromisso, sem prejuízo a ninguém, e quero dizer aos pais que procurem as nossas escolas do estado e do município para poder matricular seus filhos, seja do 1º ao 5º ano, do 6º ao 9º ano, na EJAI e também na Educação Infantil. Estamos de portas abertas”, lembrou a secretária da Semect.