A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando, através da Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária, a campanha Janeiro Roxo, de prevenção e combate à hanseníase, com busca ativa e atividades educativas nas unidades de saúde.

A ação conta com profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e do Núcleo Ampliado de Apoio à Saúde da Família (NASF) e inclui também a distribuição da medicação e acompanhamento necessários para combater a doença, oferecidos gratuitamente pelo município.

Na UBS do bairro Cangalheiro, uma busca ativa de possíveis casos da doença foi realizada. O coordenador municipal do Programa de Combate à Hanseníase, Ivo Ferro, lembrou que em todas as UBSs os profissionais estão capacitados para prevenir, diagnosticar e tratar.

“Vamos atrás das pessoas que possam ter a doença e escolhemos duas áreas com mais pessoas diagnosticadas que estão em tratamento. Nas UBSs, todos os profissionais estão capacitados para prevenir, diagnosticar e tratar”, frisa o coordenador.

Para os moradores do Cangalheiro, a ação foi positiva, principalmente para os idosos com dificuldade de locomoção, que receberam a visita dos profissionais em casa.

“Fiz testes rápidos e foi muito bom a visita aqui em casa. Fui orientado para ir até à UBS e acho importante a campanha de combate a essa doença”, destaca o morador José Cantuária.

“A gente fica alegre com uma visita dessas, isso é muito bom, porque sou idosa e eles vieram até aqui”, enfatiza Leocádia da Silva.

A campanha segue por todo este mês com ações nos dias 22 (UBS Campo de Belém), 26 (Feirinha da Gente), 29 (Nova Caxias) e 31 (bairro Caldeirões).