Caxias recebeu a visita da tutora da Atenção Primária em Saúde do PlanificaSUS em Itabaiana – SE, município de quase 100 mil habitantes, a 54 km da capital Aracaju, e da secretária Municipal de Saúde do mesmo município. Depois de visitarem a Unidade Básica de Saúde Piloto da Planificação em Caxias, a UBS da Baixinha, a reunião seguinte foi com a coordenação da Atenção Primária e a equipe do Centro Especializado em Assistência Materno Infantil (CEAMI), que recebe e assiste as mães de alto risco. Caxias hoje é referência para todo o Brasil, como modelo exitoso na Planificação. A coordenadora do CEAMI, Kaliane Paiva, fala do orgulho em poder compartilhar a experiência de Caxias com municípios de outros estados do Brasil.

“Nos dá um orgulho de que o nosso trabalho está sendo reconhecido. Nossa equipe profissional é fantástica, e a gente fica muito feliz em estar recebendo mais um estado para conhecer os nossos processos de trabalho, os nossos avanços. Nós temos uma equipe multiprofissional voltada para assistência tanto à gestante de alto risco, quanto à criança de alto risco”, afirma a coordenadora.

As visitantes vieram ao município por recomendação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), por Caxias ser hoje referência em todo o país quando o assunto é a Planificação.

“Estamos com este processo, organizando a Atenção Primária, mas queremos montar uma Unidade Especializada. A nossa cidade tem em torno de 100 mil habitantes e temos 29 UBS, e planificada apenas uma. Caxias está chamando atenção pelos índices de mortalidade que estão reduzindo. Já é um modelo para o país a experiência de Caxias”, afirma Priscila de Melo, tutora da APS do PlanificaSUS em Itabaiana.

“A gente aqui em Caxias está vendo como a organização dos processos de trabalho flui, então é por conta disso que a gente está aqui abraçando esta causa, para levar esta experiência tão magnânima para a nossa cidade, para que, queira Deus, a gente possa implantar”, frisa Mara Rúbia, secretária municipal de Saúde.

A coordenadora da Atenção Primária de Caxias, Camila Lopes, destaca que a Planificação na cidade funciona com êxito graças ao trabalho de uma grande equipe dedicada, ativa e que foi capaz de, com planejamento, fazer com que o atendimento saído da UBS chegasse à maternidade com desfecho positivo.

“A gente trabalha com uma rede de cuidados estabelecida, onde a rede de atenção à saúde funciona. A Atenção Primária compartilha o cuidado com a Atenção Especializada, que também tem esse cuidado próximo com a Maternidade Carmosina Coutinho, com o parto, o bebê com vida e a mãe saudável”, explica Camila Lopes.

As visitantes afirmam que o município de Itabaiana aderiu à Planificação em junho de 2019, com uma unidade laboratório, mas o objetivo é estender, como fez Caxias, para todas as UBSs, que em Caxias são 36, onde hoje se atende com hora marcada e sem filas.

“Hoje estamos com uma unidade laboratório, porém o centro ainda está na fase de idealização, já estamos concluindo a planta baixa do espaço físico, e viemos para cá pra ver como funciona a acolhida. Aqui nós conhecemos e vemos que não tem aglomerado de pessoas, não tem filas, então este modelo é exitoso”, reforça a secretária Mara Rúbia.