Caxias foi contemplada com o programa Espaço 4.0 da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), ligado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). O programa tem base nos “fab labs”, conjunto de ferramentas flexíveis controladas por computadores, que permitem o acesso às novas tecnologias, estímulo às habilidades e criatividade. Economia, sustentabilidade e inovação são propostas do Espaço 4.0, que está em um projeto arquitetônico de contêiner customizado com área interna de 26,63 m² e 36,93 m², em modelo de laboratório de criação.

A coordenadora de Juventude de Caxias, Kátia Braga, lembra que o projeto é inserido em áreas de vulnerabilidade social. “O Espaço 4.0 foi desenvolvido para fazer uma intervenção em alguns municípios do Brasil com vulnerabilidade social. A Coordenação de Juventude, prontamente com o governo municipal, buscou desenvolver o projeto de acordo com o que era solicitado, até que a gente pudesse chegar à conclusão do convênio entre a Prefeitura de Caxias e o governo federal”, afirma.

O programa tem duração de 2 anos e o governo federal vai investir R$ 300 mil, com contrapartida da Prefeitura de Caxias. O local já foi escolhido, a unidade vai funcionar no bairro Caldeirões. Caxias foi a única cidade do Maranhão a ser contemplada com a iniciativa, que vai oferecer cursos de 40 a 120 horas-aula.

Dentro do local, os jovens vão ser incluídos, com capacitação para o mercado de trabalho e prática empreendedora. Também farão uso de impressoras 3D, tablets e computadores, tudo com acessibilidade. O espaço potencializa a competência técnica dos jovens. O processo de licitação já foi iniciado e o espaço deve estar funcionando até junho de 2020.

“O local é o bairro Caldeirões, o contêiner será instalado na comunidade. Em janeiro iniciou o processo de licitação, da compra de todos os materiais e o contêiner. Logo depois, a gente começa a compra e instalação para que no máximo em junho a gente possa iniciar os trabalhos nos Caldeirões, onde a gente vai oferecer cursos para a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Tem todo um aparato dentro desse contêiner possibilitando ao jovem a qualificação técnica, de cidadania, de participação, para que ele entre no mercado de trabalho. A gente vai trabalhar não apenas os Caldeirões e adjacências”, explica Kátia Braga.