A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect) reuniu, no auditório da Prefeitura de Caxias, gestores escolares das zonas urbana e rural, com o objetivo de apresentar o Projeto Político Pedagógico no Seminário de Produção e Divulgação Científica, que teve como tema “Adequação do Projeto Político Pedagógico à proposta curricular em Rede Pública Municipal de Ensino de Caxias”.

“O objetivo é prosperar. O Projeto Político Pedagógico é o CPF da escola, porque ele fala da escola como um todo e também ressalta a visão futurista que ela tem perante a sociedade”, afirma Luzia Regina, gestora adjunta do Colégio Militar 2 de Julho.

“Pra isso nós nos planejamos e para isso tem o Projeto Político Pedagógico, que também estabelece as metas que temos que alcançar”, afirma Francisca Sandra, gestora da Escola Aluízio Lobo.

Para a secretária de Educação, Ana Célia Damasceno, a ideia é trabalhar a autonomia da gestão escolar. O objetivo é que todas as escolas possam regularizar sua situação junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e se transformem em unidades executoras, ou seja, escolas que recebem recursos próprios do Ministério da Educação para fazer intervenções pontuais dentro de suas unidades de ensino.

“Nós passamos um ano avaliando os Projetos Políticos Pedagógicos. Os seminários aconteceram em cada escola, com o acompanhamento individual de cada escola. Hoje estamos divulgando esta produção para que elas possam regularizar e regulamentar sua situação junto ao FNDE/MEC. A ideia é fazer com que as nossas escolas se transformem em unidades executoras. Hoje temos 108 unidades executoras, mas nós temos 215 escolas, então temos um caminho bem largo a percorrer”, afirma a secretária de Educação.