A coleta de lixo em Caxias está presente em 85% da cidade. Porém, não é difícil ver entulhos e lixo doméstico em calçadas ou mesmo em terrenos ao lado das residências. A Secretaria Adjunta de Limpeza lembra que o trabalho dos profissionais é diário, mas pede também a colaboração da população para que não suje a cidade.

Aparecida Shalon, que reside no bairro Castelo Branco, percebe constantemente situações de sujeira e pede para que as pessoas não joguem lixo em qualquer local. Na Travessa Pé da Ladeira, onde mora, a coleta é feita 3 vezes por semana.

“Segundas, quartas e sextas tem o carro de coleta, não há necessidade da pessoa jogar lixo na rua. Este lixo vai causar danos a outros vizinhos. Nas ruas, causa até acidentes, porque quando a água desce sai arrastando tudo, então vai entupir bueiros e tudo o mais e aí vai causar um dano à saúde pública. A gente cuida da gente, mas tem que lembrar dos outros também”, destaca Aparecida.

De acordo com o secretário adjunto de Limpeza, José Cláudio, a meta para 2020 é diminuir a quantidade de lixo que é retirada das ruas todos os dias graças à conscientização da população.

“As pessoas tem que se conscientizar que nós somos responsáveis pelo lixo que produzimos. Então, quanto menos lixo, melhor para o meio ambiente e para a nossa saúde. Nossa meta para este ano é retirar menos lixo das ruas”.

Ainda conforme a Secretaria de Limpeza, são retiradas das ruas mais de 80 toneladas de lixo todos os dias. No bairro Castelo Branco, por exemplo, no mês passado, uma força tarefa recolheu três caçambas cheias de entulhos.

“Nós sempre fazemos mutirões de limpeza e há vezes em que temos que mobilizar toda a nossa equipe para um bairro só, como por exemplo, a Vila Paraíso, Pampulha, por se tratarem de bairros grandes”, finaliza o secretário.