Se você é Microempreendedor Individual (MEI) e ainda não fez a sua Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), a Sala do Empreendedor de Caxias informa que os seus agentes de desenvolvimento estão à disposição, gratuitamente, de todos os empreendedores que se enquadram na categoria MEI para fazerem a declaração até o dia 31 de maio. Caso o MEI não realize a declaração, pode pagar uma multa de R$ 50,00.

“A Declaração Anual do Microempreendedor é simplificada para facilitar a transmissão dela. A transmissão da declaração acontece de janeiro a maio, é uma obrigação do MEI. Então, você que é MEI pode se dirigir à Sala do Empreendedor no Centro de Cultura”, explica Dayana Lopes, agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor.

SOLICITAÇÃO DE ALVARÁS PELO MEI

Na Sala do Empreendedor, o MEI também tem acesso gratuito aos alvarás necessários para o funcionamento do seu estabelecimento. São eles os alvarás do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária e da prefeitura, sem burocracia e com facilidade, como explica a agente de desenvolvimento Adriana Aguiar.

“É importante que todo MEI tenha o seu alvará, e aqui na Sala do Empreendedor, a gente resolve tudo: o alvará da prefeitura, da Vigilância Sanitária, se necessário, e do Corpo de Bombeiros. Então, tudo é feito por aqui. Logo que é a pessoa é inscrita no Microempreendedor, ela deve solicitar o alvará. O MEI não precisa mais ficar se deslocando para o Corpo de Bombeiros, para a Vigilância ou outro lugar, tudo agora é resolvido aqui na Sala do Empreendedor”, afirma.

TIRA DÚVIDAS.

O que é a DASN-MEI?

É uma declaração anual que todo empreendedor da modalidade MEI deve realizar. Essa declaração é simples de fazer e mostra a receita obtida mês a mês ao longo do ano anterior.

Quem precisa fazer a DASN-SIMEI?

Todo Microempreendedor Individual deve preencher e enviar a DASN-MEI, mesmo que não tenha obtido receita no ano anterior.

Qual o prazo para entregar a DASN-MEI?

O prazo vai até dia 31 de maio.

O que deve constar na DASN-SIMEI?

A receita obtida mês a mês com base nas notas fiscais obtidas.