O projeto Mais Sementes e Mudas, do Governo do Estado, destinou à Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca para serem distribuídos aos agricultores caxienses 4 mil kg de milho (variedade Asa Branca) e 750 kg de arroz (Cultivar Primavera).

A secretaria acredita que aproximadamente 400 agricultores sejam beneficiados nos três distritos. Serão entregues até 40 kg por agricultor, dependendo do tamanho da área, mas a média são 10 kg por agricultor. Só vão receber as sementes os agricultores cadastrados junto à Secretaria Municipal de Agricultura.

O projeto tem a coordenação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA), em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), por meio da Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural (AGERP), cujo objetivo é fortalecer a agricultura, utilizando sementes e mudas melhoradas com elevado potencial genético e propiciando, assim, o aumento da produção e produtividade das culturas para elevar o nível de renda dos agricultores familiares.

“É uma parceria do Governo do Estado com o município o programa Mais Sementes e Mudas, no qual a Prefeitura cadastrada recebe um quantitativo de sementes para esses agricultores cadastrados na secretaria. A partir do momento que a gente doar estas sementes, a gente vai fazer o monitoramento desses agricultores para saber se o plantio foi realizado. Dá tempo se cadastrar para receber”, afirma Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura e Pesca.