Mais de 33 mil alunos da rede municipal de educação retornaram às salas de aulas nesta segunda-feira (03). O momento foi de reencontro para alguns e de chegada de colegas de turma novos. O momento também foi para se mostrar ainda mais comprometido com a futura profissão.

“Eu quero fazer fisioterapia porque, além de ajudar pessoas com dificuldade, era um sonho da minha mãe, e eu quero realizar o sonho dela”, afirma Micaele de Araújo, aluna do 9º ano.

As matrículas seguem até o dia 21 de fevereiro. Professores e gestores focam no aprendizado dos alunos e na busca por melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

“Hoje é nosso primeiro dia, eles se apresentam pra mim e eu me apresento a eles. É um momento em que a gente questiona qual a afinidade que eles têm com a disciplina, pra ir sondando o que eles pensam sobre o que vamos trabalhar este ano. Em um segundo momento, a gente faz aquilo que chamamos de ‘contrato de convivência’. Esse contrato de convivência é aquele em que a gente diz como espera que eles se comportem e como vamos nos comportar com eles”, afirma Daniele Melo, professora.

“O objetivo maior é este, que o aluno entenda, aprenda, e com isto vamos alcançar a nota que o IDEB nos pede. Tudo que fazemos a gente sempre espera um objetivo lá na frente, e nosso horizonte é fazer com que os nossos alunos consigam assimilar o máximo possível aquilo que é ensinado em sala de aula”, explica José Macêdo, gestor da Escola Antônio Edson.

A Prefeitura de Caxias, por meio da Educação, chamou mais de 120 concursados neste início de ano, concedeu abono aos professores e reajustou em 13% o salário do magistério, reconhecimento que representa valorização a todos que fazem a educação em Caxias.

“Nem todos foram matriculados ainda, mas as nossas escolas têm matrículas abertas até o dia 21 de fevereiro, porque sabemos que tem muita criança que muda de escola, pai que muda de endereço, então estamos de portas abertas e estamos matriculando. Mas iniciamos as aulas com as crianças já matriculadas, professores, gestores e pessoal administrativo. O mais importante da educação são os nossos alunos e o trabalho que fazemos com eles durante os dias letivos. O prefeito Fábio Gentil deu aumento, em vez de 12.84%, deu 13%. Estamos aqui valorizando cada vez mais professores e, por isso, foi pago o abono e chamados os concursados, e mostramos que mesmo com as dificuldades é possível sim trabalhar e acertar o passo”, explica Ana Célia Damasceno, secretária de Educação.

Veja na reportagem: