A Secretaria de Agricultura e Pesca, que tem à frente a secretária Luciana Soares, continua com o processo de distribuição das sementes do projeto Mais Sementes, que deve chegar aos 400 agricultores cadastrados junto ao órgão da Prefeitura de Caxias. Desta vez, 45 agricultores foram beneficiados, contemplando moradores das comunidades Centro da Lagoa, Limeira, Belém, Olho D’água e Sítio, no 2º Distrito.

A proposta da secretaria é chegar aos três distritos. Serão entregues até 40 kg por agricultor, dependendo do tamanho da área cultivada, mas a média são 10 kg por agricultor. Só vão receber as sementes os agricultores cadastrados junto à secretaria.

As sementes fazem parte do projeto Mais Sementes e Mudas, do Governo do Estado, e estão chegando aos agricultores caxienses graças à logística e empenho dos profissionais da Secretaria de Agricultura. Ao todo, estão sendo distribuídos aos trabalhadores caxienses 4.000 kg de milho (variedade Asa Branca) e 750 kg de arroz (Cultivar Primavera).

O projeto do estado do Maranhão tem a coordenação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), por meio da Agência Estadual de Pesquisa e Extensão Rural (Agerp), cujo objetivo é fortalecer a agricultura, utilizando sementes e mudas melhoradas com elevado potencial genético, propiciando o aumento da produção e produtividade das culturas para elevar o nível de renda dos agricultores familiares.

Além da entrega das sementes, a Secretaria de Agricultura esteve reunida também com as quebradeiras de coco babaçu, acertando os detalhes a respeito do cronograma de atividades e da documentação necessária para pleitearem equipamentos e melhorias através do projeto Resistência, do Fundo Brasil.