Mais um mutirão de conscientização e limpeza do Parque Balneário Veneza foi realizado nesta quarta-feira (19) com profissionais da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Coordenação da Veneza e Secretaria Adjunta de Limpeza Pública. A área que concentra um alto índice de infestação do mosquito transmissor da dengue está recebendo o trabalho preventivo visando dotar o balneário das condições de higiene e conforto aos frequentadores, sejam caxienses ou turistas. Para maior êxito da ação, a colaboração dos permissionários é fundamental.

“Nós fizemos o 1º e 2º ciclo de nebulização e estamos eliminando o mosquito na fase adulta, mas nós estamos encontrando larvas do mosquito. Isso significa dizer que temos que implementar ações com a UVZ, os permissionários, o representante do balneário e o SAAE, para que as pessoas possam receber os turistas com responsabilidade e atenção”, afirma Natanael Reis, coordenador da UVZ.

“Eu só tenho que dizer que é importante, que é pra saúde da gente. Às vezes a gente não sabe como fazer e eles chegam e explicam, porque é para o bem da nossa saúde”, diz Dalva Maria, permissionária da Veneza.

“O objetivo dessa ação é colocarmos a Veneza à disposição dos caxienses e em condições para ser frequentada. Esta é uma ação em conjunto com outras secretarias para garantir o conforto das pessoas que frequentam o nosso balneário”, ressalta José Cláudio, secretário adjunto de Limpeza.

 

As ações, que envolvem outras secretarias como Meio Ambiente e Defesa Civil, Adjunta de Planejamento, Vigilância Sanitária e o SAAE, serão contínuas, levando qualidade de vida aos moradores.

“Nós fizemos algumas melhorias na parte de fornecimento de água, na pressão dos chuveiros que atendem os banhistas nos bares, e fizemos trabalhos na rede de esgoto que estavam obstruídas. Com isso, toda essa parte de água e esgoto aqui na Veneza já está em pleno funcionamento para garantir um conforto aos turistas que vêm conhecer Caxias”, afirma Arnaldo Arruda, diretor do SAAE.

“O período chuvoso traz muitos problemas, então, a gente está na parceria com o pessoal da UVZ, Saúde e Limpeza Pública, fazendo esse trabalho de coleta e desobstrução. Aqui foi constatado o foco do mosquito, e a gente tem que fazer a nossa parte para deixar o local em condições para ser frequentado pelos turistas”, afirma Antonione Santos (Torneirinho), coordenador do parque.