A capacitação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Bucal, para dentistas e auxiliares de saúde bucal. A formação ocorreu durante a manhã dessa quarta-feira (19) no auditório do SAMU. Os profissionais de saúde tomaram conhecimento da portaria ministerial nº 3.222, de 10 de dezembro de 2019, que trata sobre a proporção de gestantes com atendimento odontológico. Ou seja, o município de Caxias precisa atingir, no mínimo, 60% de atendimento de gestantes com serviços de odontologia.

 

“Nós temos agora indicadores, nós temos que alcançar esta meta. Nós temos 21 indicadores, recebemos o repasse de 8 e, dess es, temos um com enfoque odontológico. A meta é oferecer atendimento odontológico para todas as gestantes do município. A meta é atender no mínimo 60%, mas nós pensamos grande e temos uma meta acima de 80%, porque a gestão está conosco e vamos atingi-la”, afirma Tiago Moreira, coordenador de saúde bucal.

Em Caxias, algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já atingem mais de 60% no atendimento às gestantes, a exemplo da UBS da Baixinha (74%) e da UBS da Trezidela (69%).