Em Caxias, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) intensificou durante o mês de fevereiro o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya, por meio do serviço de nebulização.

Mesmo durante o período do Carnaval, em plena madrugada de quarta-feira de cinzas, a nebulização foi realizada. O trabalho, que é executado por agentes de combate às endemias, ocorreu em localidades com maior incidência do mosquito, de acordo com o próprio levantamento realizado pela UVZ, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

 

A nebulização é a borrifação de inseticida que combate o Aedes aegypti. Esse material elimina a possibilidade de que o vetor (hospedeiro intermediário) do vírus pique uma pessoa infectada e transmita para outra saudável, evitando o contágio e uma possível epidemia.

O trabalho de prevenção e combate ao Aedes aegypti é realizado diariamente pela UVZ. Diversos mutirões já aconteceram contemplando bairros como Veneza, Fazendinha, Volta Redonda, Residencial Hélio Queiroz, Mutirão, Tamarineiro, Fazendinha, Raiz e Castelo Branco.

De acordo com o diretor da UVZ, Natanael dos Reis, o município está fazendo a sua parte, que é o combate e prevenção ao Aedes aegypti. “A Prefeitura faz a sua parte, mas é de fundamental importância que os moradores tomem os cuidados necessários para a prevenção”.

Natanael Reis ressalta que o inseticida afeta o vetor apenas em sua forma adulta e pede que a população continue realizando as medidas de prevenção, evitando o surgimento de criadouros do mosquito, não jogando lixo em quintais, vias públicas e terrenos baldios e mantendo seus depósitos de água bem fechados e limpos.

Além dos mutirões, as equipes de agentes de combate às endemias realizam inspeções e vistorias nos domicílios e em locais públicos e ações educativas em Saúde e Levantamento de Índices do Aedes aegypti (LIRAa) com o objetivo de mapear os principais pontos de infestação do mosquito em Caxias.