A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) realizou mais um processo de nebulização. Agora o bairro Volta Redonda, que apresenta índice de infestação do mosquito transmissor da dengue em 6,3 acima do recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%, foi a comunidade contemplada com o 2º ciclo de nebulização.

 

“Estamos trabalhando nos bairros de maior incidência e a Volta Redonda é um desses bairros. Nós estamos iniciando o 2º ciclo de nebulização aqui. Mas nós temos localidades em que já fizemos o 3º ciclo. Aqui na Volta Redonda, daqui a sete dias, vamos fazer o 3º ciclo”, disse Natanael Reis, coordenador da UVZ.

O trabalho realizado pelos profissionais da UVZ é feito com o auxílio de bombas que ajudam na projeção do inseticida para dentro das casas e quintais. A população aos poucos vai compreendendo a importância do papel dela para que a prevenção aconteça, como não deixar água parada ou lixo acumulado.

“É muito bom esse trabalho que eles estão fazendo. Aqui a gente deixa tudo limpo e cada um tem que fazer a sua parte”, disse Rosângela Amorim, moradora da Volta Redonda.

“É bom porque acaba com os mosquitos e muriçocas. Aqui a gente sempre cuida e coloca o lixo direitinho. O carro passa três vezes na semana”, disse Francisco Fernandes, morador da Volta Redonda.

O último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRA) indicou que os bairros com os maiores índices de infestação são Veneza (33,3); Raiz (13,3); Residencial Hélio Queiroz (13,3); Castelo Branco (9,5); Mutirão (8,0); Volta Redonda (6,3); Fazendinha (6,3); Tamarineiro (6,0) e Itapecuruzinho (6,0).

“A pessoas devem colaborar conosco, não acumulando lixo, não jogando em terreno baldio, não deixando água parada. O lixo deve ficar acondicionado em saco plástico e disponibilizado para a coleta pública. Nós precisamos do apoio da sociedade caxiense, porque é com sua ajuda que nós vamos ter êxito em nosso trabalho”, explicou o coordenador da UVZ.