As ações da Semana do Bebê, desenvolvida através de parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde, de Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social, foram no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Mutirão/João Viana, levando informações sobre direitos e deveres das crianças e adolescentes aos assistidos. Uma palestra foi ministrada por um advogado, que abordou temas que afetam diretamente a vida das crianças.

“Esta é uma atividade prioritária do Selo Unicef, que, junto com o município, quer garantir para as crianças e adolescentes uma boa assistência em saúde, assistência social e educação. A Semana do Bebê veio firmar esse compromisso com as crianças e adolescentes. Nós também queremos mostrar a importância desse trabalho para os profissionais, para as famílias e para os gestores”, disse Nytale Portela, coordenadora de Saúde da Criança.

“O objetivo principal é informar as crianças e adolescentes sobre os seus direitos e deveres, direitos que estão no Estatuto da Criança e do Adolescente. Eu trouxe os direitos em uma linguagem muito simples para que todos eles entendessem”, afirma Pedro Portela, advogado e assistente social que proferiu a palestra.

“Esta atividade tem o objetivo de empoderar as crianças, informando a elas sobre os seus direitos e deveres, a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente, dos direitos e das leis, porque as crianças têm direitos e deveres a cumprir”, frisa Mauriane Lima, coordenadora do CRAS.

As ações fazem parte do Selo Unicef e reforçam o compromisso da Prefeitura de Caxias em garantir a proteção das crianças e adolescentes e as políticas públicas para este público. Ao final, as crianças participaram de uma roda de capoeira.

“Eu achei muito importante porque falou sobre as crianças e quais são os nossos direitos. A gente aprendeu muito”, disse Ana Luiza, assistida.

“Eu achei muito legal a palestra porque fala sobre os nossos direitos. Eu gostei muito”, reforça Vitória Graziela, assistida.

“Nós estamos dando continuidade à Semana do Bebê, nós estamos realizando de fato o compromisso assumido pela gestão municipal de proteger as crianças, e isso passa pelas crianças conhecerem os seus direitos. Hoje o advogado está trabalhando o conhecimento dos direitos e deveres”, ressalta Kiara Braga, articuladora do Selo Unicef em Caxias.