Após uma semana de ações em unidades de saúde, escolas e CRAS, voltadas a crianças e adolescentes, a Semana do Bebê encerra com uma manhã especial na escola Ezíquio Barros, no Residencial Vila Paraiso, com vacinação, consultas médicas e de enfermagem, palestras, tratamentos odontológicos, orientação nutricional, dentre outros serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Kiara Braga, articuladora do Selo Unicef em Caxias, disse que a Semana do Bebê faz parte das tarefas que são colocadas pelo selo pra todos os municípios que aderiram. “Hoje é o encerramento da nossa Semana do Bebê, onde estamos oferecendo diversos serviços à comunidade, com a participação da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Estamos com uma aceitação muito grande, então, de fato, estamos conseguindo o que a gente quer dentro do selo, que é facilitar o acesso das crianças e adolescentes às políticas públicas. A gente está indo até a comunidade pra que eles possam ter acesso e, de fato, garantia dos direitos”.

Margarida de Lima, moradora da Vila Paraíso, destacou os serviços utilizados. “Hoje eu trouxe meus netos, vacinei os dois netinhos que crio. Acho que foi tudo muito bom aqui, nunca pensei tanta coisa em um mesmo lugar no mesmo dia. Acho que vocês estão de parabéns, eu gostei muito de tudo”.

Professor Chiquinho, secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, lembrou sobre a importância das ações articuladas. “Nós tivemos uma integração entre a Secretaria de Educação, a de Saúde e a de Assistência e Desenvolvimento Social. Foi um trabalho muito bem feito, muito bem articulado, então realmente só temos a comemorar. Nós temos hoje em nossa cidade a Maternidade Carmosina Coutinho com um trabalho exemplar, e nós também temos um trabalho feito no esporte, assistência social  e saúde. A gente vai continuar com ações porque o que nós queremos é isso, que as pessoas se sintam bem na cidade que a gente quer e sintam-se numa cidade segura também pra suas crianças. A Semana do Bebê foi um sucesso”, finalizou o secretário.

Thiago Moreira, coordenador de Saúde Bucal do município, falou sobre os serviços odontológicos oferecidos. “Nós estamos passando por processo de triagem com as crianças, e aqui eles saem pra fazer vacinas com a enfermagem, consultas com médico e consulta odontológica. Nós estamos ali fora estacionados com o trailer e a Van Odontológica. Temos dois dentistas fazendo atendimentos cirúrgicos, o que for preciso, nas crianças”, explicou.

Para a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Amanda Serejo, “as atividades têm sido muito participativas e, no evento de encerramento, o público aderiu muito bem às ofertas de serviços. As vacinas foram atualizadas e nós trabalhamos também a alimentação saudável, orientação nutricional, dentre outros serviços de saúde. Esta parceria aqui tem dado muito certo”.