Com o tema “Garantir os direitos da criança e do adolescente”, foi apresentado aos gestores e coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) como será a 3ª edição da Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais (FLICT), que vai acontecer no Morro do Alecrim entre os dias 08 e 10 de julho. Dentro do mesmo evento, acontece a 18ª edição da Feira Municipal de Literatura, além do Seminário Interdisciplinar Saberes dos Cocais.

“É um prazer participar deste evento literário, com três autores diferentes este ano, que trabalham com literatura infantil. Esperamos que seja um sucesso”, afirma Laedson Sales, gestor escolar.

“Nós sempre cobrávamos que os poetas caxienses fossem enaltecidos. Pra nós é um prazer imenso, o nosso coração se enche de alegria e vai ser muito bom as crianças perceberem que aqui em Caxias temos escritores de grande porte dentro da literatura”, frisa Divanilde Pereira, gestora.

Este ano, a FLICT homenageia três escritores: Joseane Maia e Elizeu Arruda, ambos de Caxias, e Cleo Rolim, de São Luís. Todos são autores que têm obras com literatura infantil.  O lançamento da FLICT 2020 está marcado para o dia 18 de março, no Centro de Treinamento João Paulo II.

“Este evento está sendo guiado de forma primorosa. A FLICT alberga vários acontecimentos. Temos exposições, biblioteca itinerante, seminário Saberes dos Cocais, desenho ao vivo, lançamento de livros, autógrafos, danças, teatro, enfim, temos um espaço vitrine da nossa cultura. A FLICT já está no calendário cultural. Temos três escritores com três projetos literários distintos e, com isto, a gente abre o leque de possibilidades. Tem todo um cuidado pedagógico para escolher os autores e livros. Convidamos a nossa sociedade para o lançamento oficial no dia 28 de março”, afirma Francigelda Ribeiro, coordenadora de Memória e Cultura.