A Prefeitura de Caxias realizou a 4ª reunião de avaliação e monitoramento, que faz parte de uma nova forma de gestão implantada pelo governo municipal. As secretarias são mobilizadas a fim de que possam oferecer, em um curto espaço de tempo, soluções para as demandas da população.

As secretarias municipais de Agricultura, Saúde e Infraestrutura destacaram situações que estão sendo enfrentadas com o período chuvoso e que precisam de soluções rápidas e eficazes para garantir a saúde da população, como é o caso da contenção da dengue e prevenção contra o novo coronavírus.

Na agricultura, a gestão está prestando assistência aos agricultores e faz monitoramento da situação de estradas para fazer com que a produção seja escoada e a assistência técnica aos agricultores não seja prejudicada.

Na área da infraestrutura, a prefeitura trabalha na recuperação de pontes danificadas e melhoramento do tráfego nos bairros mais afetados pelas chuvas. Além disso, obras em andamento, como o Shopping da Gente, e calçamentos continuam sendo feitos.

“Estas reuniões fazem com que a gente conheça o trabalho dos demais secretários. Nós estamos também monitorando e disponibilizando o maquinário adequado para prestar assistência e executar os plantios”, frisa Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura.

“Nós estamos empenhados mesmo nesse período chuvoso. Deus sabe o que faz e está mandando muita chuva, que é muito importante para todos nós, mas principalmente para os nossos irmãos da zona rural, mas aqui na zona urbana estamos empenhados para solucionar os transtornos. O importante é que estamos atentos e o prefeito Fábio Gentil está nos atendendo  naquilo que precisamos”, destaca Murilo Novais, secretário municipal de Infraestrutura.

Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social trabalham para prestar assistência às mais de 200 famílias que estão sendo monitoradas em locais de risco, para que, caso necessitem de atendimento durante as chuvas, sejam assistidas.

O inverno rigoroso também faz com que o Saae, autarquia ligada à prefeitura, também busque garantir a qualidade da água que chega aos lares caxienses. Situações como quebra de canos estão sendo solucionadas e a implantação de novos Sistemas de Abastecimento de Água está sendo realizada.

Outra situação que está sendo dialogada com a empresa Equatorial, que afeta diretamente o SAAE e toda a população de Caxias, tanto na zona urbana quanto na zona rural, é o fornecimento de energia elétrica. A prefeitura já se reuniu com os representantes da empresa para sanar todos os problemas.

“Nós temos o compromisso de mostrar o que foi feito e atuar naquilo que falta fazer. Em todas as reuniões temos resultados positivos porque percebemos o empenho dos secretários em apontar soluções para as suas pastas. Na Infraestrutura e demais secretarias, estamos enfrentando os problemas e encontrando as soluções imediatas com relação ao período chuvoso. Temos a certeza de que o nosso objetivo foi alcançado, que é esta interação com todos os secretários e, acima de tudo, temos reforçado o nosso compromisso em trabalhar por todos os nossos irmãos caxienses”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias.