O encontro foi no auditório da Prefeitura de Caxias. Na plateia, artistas, produtores culturais, barraqueiros e isoposeiros que trabalharam no Carnaval da cidade. A conversa com o chefe do Executivo Municipal teve por objetivo discutir as melhorias e a valorização da cultura caxiense. Durante a reunião, foi destacado o sucesso do Carnaval e a importância do diálogo permanente com o poder público.

“Foi muito bom este encontro. Incentivar a cultura é muito importante. Caxias não tinha regional e estadual de quadrilhas. Hoje, a nossa população conhece mais a nossa cultura. Para nós isso foi muito bom. E agora, com este projeto de incentivo, a cultura é melhor ainda”, disse Rochinha, produtora cultural.

“Além do nosso agradecimento aos nossos gestores pelo espaço, queremos dizer que a nossa cultura é muito rica e cada vez mais precisa ser incentivada. Eu convivo com este povo 24 horas e conheço de perto a cultura de Caxias. A nossa cultura é rica na música, no teatro, na poesia e em muitas coisas, em cada canto de Caxias tem um produtor cultural”, disse o produtor Pelé.

“O diálogo é importante. Eu nunca vi nenhuma administração do passado dialogar com os artistas como está acontecendo agora. É importante termos uma Lei de Incentivo à Cultura, e o prefeito garantiu dar legitimidade a esta lei, porque o artista não precisa mais andar com o pires na mão. Existindo uma lei, o recurso e o projeto, somente a cultura vai ganhar, acredito que vai haver grandes avanços”, destaca Naum Esteves, cantor caxiense.

“A diversidade de Caxias é muito grande, as pessoas fazem cultura porque têm uma paixão, um amor, um envolvimento, e não querem deixar somente para um grupo, mas querem propagar, seja o teatro, a dança, a música, qualquer linguagem artística, e é um processo de formação intelectual no geral”, lembra Maciel Mourão, produtor cultural.

Caxias estava inapta e não podia fazer convênios na área da cultura desde a última gestão, por conta de irregularidades cometidas, o que fez com que a prefeitura realizasse todas as atividades culturais com recursos próprios até início de 2020. Durante a reunião, o prefeito Fábio Gentil anunciou a todos os artistas e produtores culturais que vai regulamentar a Lei de Incentivo à Cultura, que vai receber o nome do produtor cultural Antônio Cruz, que muito contribuiu para o fazer cultural em Caxias.

Por meio desta lei, será criado um Fundo Municipal de Cultura, previsto no Orçamento Municipal e com recursos próprios. A prefeitura irá prestigiar as manifestações artístico-culturais, como espetáculos, exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural. A lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à cultura.

“Acho isso muito importante. Há anos o meu pai lutava por isto, é uma conquista, ele lutava por esta lei. Hoje ele não está em matéria, mas está em espírito, e eu sei que é uma vitória, tanto para o CEFOL, não só para o artista individual, quanto para toda a cidade, e isto terá um efeito muito grande. Nós veremos as consequências dessa lei”, agradeceu Caio Cruz, filho do produtor cultural Antônio Cruz.

“Ferreira Gullar já dissera que a cultura existe porque a vida por si só não basta. E a vida é união. Hoje foi um momento histórico. O prefeito Fábio Gentil, que é um exemplar do povo caxiense, que ama sua terra, demonstrou que compreende o que é gestão pública, ou seja, chama o segmento organizado artístico da cidade e vai sentar com este segmento para elaborar um plano municipal de cultura. O município vinha sofrendo penalidades, mas agora está liberto para buscar recursos”, frisou Wybson Carvalho, coordenador do Patrimônio Histórico de Caxias.

“Todos participam. Aqui é do vendedor ambulante ao artista da música, da dança, o vendedor de sorvete, é o vendedor do lanche. Eles já criam a expectativa para saber quando vão acontecer novos eventos para ganhar o seu dinheiro, sempre de forma organizada. Hoje nós conseguimos ter um planejamento, temos Reisado, Pré-Carnaval, Carnaval, Cidade Sacra, Pré-São João, São João, aniversário da cidade, Natal Iluminado, além da Feirinha todos os domingos, é muita coisa”, afirmou Arthur Quirino, secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

“Essa interação entre todos que fazem a cultura de Caxias e o poder executivo foi importante porque nós conseguimos encontrar um ponto em comum. A cidade estava inadimplente desde a gestão anterior e não podia prestar convênio. Agora a gente conseguiu, estamos aptos a realizar convênios, e irá permitir o São João, o Carnaval, as peças teatrais, como um todo. A gente vai reconhecer o trabalho de cada um”, afirmou Fábio Gentil.