A reunião ocorreu nessa sexta-feira (13), no auditório da UIM Leôncio Alves, com o objetivo de promover ações referentes ao Selo Unicef através de capacitação sobre promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil. O público-alvo foi os brinquedistas e gestores da educação infantil.

 

A meta do Selo Unicef reuniu profissionais da educação, com a presença dos profissionais do Programa Saúde na Escola (PSE) da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), além do PSE da Secretaria de Saúde e profissionais da Assistência Social.

No encontro foram trabalhadas as metodologias e estratégias a serem utilizadas em sala de aula de forma lúdica para que o aluno aprenda melhor sobre alimentação saudável.

Para a nutricionista Camila Sousa, do PSE Saúde, a capacitação veio com o intuito de trabalhar a prevenção na escola. “Ela vem como meio preventivo de fazer com que os alunos possam ter uma alimentação melhor e adequada evitando a obesidade, servindo como base uma meta para nosso município, em participação no Selo Unicef”, disse.

A brinquedista Lucenir Sousa explicou a função do brinquedista e as vantagens da capacitação. “Tem a finalidade de socializar uns com os outros através do brincar, através do lúdico. Quanto à capacitação, é ótima, pois nos ajuda a ensinar nossos alunos sobre a importância da alimentação saudável”, destacou.

Segundo a coordenadora do PSE da Semect, Joselma Lopes, a capacitação tem amplo benefício e a finalidade de bater a meta do Selo Unicef. “Essa capacitação envolve as Secretarias de Saúde, de Educação e de Assistência Social para uma meta do Selo Unicef, com foco na alimentação saudável e prevenção da obesidade”.

A articuladora do Selo Unicef de Caxias, Kiara Braga, lembrou que a ação de capacitação tende a melhorar as atividades que são fundamentais para o cumprimento da meta do selo no município. “Essa é mais uma ação proposta pelo Selo Unicef, promovendo essa capacitação que vem garantir uma alimentação aos alunos do município”, afirmou.