A forte chuva que caiu sobre a cidade de Caxias deixou um rastro de destruição e muitos alagamentos por onde passou. No bairro Volta Redonda, a avenida principal alagou. No Seriema, mesmo à noite, populares davam notícia de que a ponte que foi arrastada.

Na manhã de domingo (22), foi possível ver os estragos provocados por uma tromba d’água que atingiu a ponte e comprometeu a estrutura. Na semana passada, a Secretaria de Infraestrutura tinha dado passagem ao tráfego da Rua da Calma. Um bar ao lado teve parte da calçada levada pela força da água, comprometendo também a estrutura da residência.

“Quando eu me espantei foi o estrondo, a ponte caindo e minha calçada sendo levada. Eu moro aqui há mais de 40 anos e nunca ví algo desse tipo”, disse Manoel Pereira, morador da Rua da Calma.

Houve danos na infraestrutura de ruas da cidade, a exemplo da Rua Acrísio Cruz, no alambrado do Mirante da Balaiada, dentre outros. O Rio Itapecuru também recebeu um volume muito grande de água. O rio ultrapassou os 7 metros, chegando a 7.47 metros acima do nível normal, sendo que a cota de transbordamento é de apenas 6 metros acima do nível. A Avenida Beira Rio, na margem do lado do Centro da cidade, ficou completamente alagada.

Muitos populares foram observar a cheia do rio. Poucos estão atentos à recomendação de manter distância um do outro, como prevenção à covid-19, causada pelo novo coronavírus. Mais à frente na Rua Beira Rio, próximo ao Parque da Cidade, algumas famílias tiveram suas casas alagadas e estavam se preparando para irem para casas de parentes ou para residências alugadas.

“Eu já conversei com o pessoal da Defesa Civil, que está recomendando que eu saia daqui, porque a previsão é de mais chuvas. Eu também estou me protegendo como posso dessa doença, eu fico a maior parte do tempo em casa”, disse Paulo Tavares, morador da Rua Beira Rio.

O coordenador municipal da Defesa Civil, Capitão Malheiros, destacou os esforços dos profissionais em prestar auxílio aos caxienses nesta hora de grande dificuldade.

“Ontem à noite, o Sistema de Alarme de Eventos Críticos, do Serviço Geológico do Brasil, havia passado que Caxias poderia chegar a 9.30, mas graças a Deus essa previsão diminuiu. A gente ficou torcendo que houvesse esta mudança e houve. Parece que finalmente vai equilibrar. Pelos últimos dados, já está havendo uma razoável desaceleração da subida. Se mantiver, a previsão de alcançar 7,56 m por volta das 21h30. Depois fica mais ou menos constante para começar a descer após a meia-noite”, disse o coordenador.

Palavras chaves: