A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde, com base no protocolo do Ministério da Saúde, é de que pessoas que estão chegando a Caxias de outros estados ou de outros países se recolham em suas residências por no mínimo 14 dias, pois neste período a covid-19 deve se manifestar.

Se neste período a pessoa apresentar um quadro de saúde que aponte tosse seca e dificuldade para respirar, ela deve acionar o serviço de saúde, começando pelo telefone 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

“Soubemos que algumas obras do sul do país, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, interromperam suas atividades e que os trabalhadores da cana-de-açúcar estão chegando a Caxias. Se você é parente de alguma pessoa dessa e sabe se ela teve contato com alguém que tem a covid-19 e apresenta os sintomas como tosse seca, dor na garganta e dificuldade para respirar, ligue 192 ou procure nossas UBSs que nós vamos estar de plantão dando todas as orientações. Não procure a UBS para as consultas corriqueiras, fiquem em casa, não procurem para se consultar, vamos estar abertos apenas para as urgências”, afirma Socorro Melo, secretária municipal de Saúde.

A covid-19, causada pelo novo coronavírus, se caracteriza por sintomas leves, como coriza, dor de garganta, tosse e febre. A doença pode ser mais grave para algumas pessoas, causando pneumonia ou dificuldade para respirar. Em casos mais raros, ela pode ser fatal. Idosos e pessoas com outras condições médicas, como asma, diabetes e doença cardíaca, são mais vulneráveis a quadros graves.

“No prazo de 14 dias a pessoa deve ficar em casa e procurar não ter contato com outras pessoas. E, a partir desse período, você estará livre de não ter, caso não apresente os sintomas, mas a recomendação é evitar aglomerações e manter as condições de higiene, lavando as mãos com água e sabão”, afirma a secretária.