Os idosos e as crianças são mais vulneráveis ao novo coronavírus. Com base nas informações e nos protocolos de saúde, o Lar da Divina Providência vem tomando todas as medidas para que os idosos não sejam acometidos pela covid-19. Uma das medidas foi a suspensão das visitas.

“Nós suspendemos visitas, inclusive de familiares, e deixamos disponíveis os telefones. Estamos fazendo todas as prevenções, de hora em hora higienizando as mãos dos idosos”, afirma Anayra Costa, enfermeira e coordenadora do local.

 

A higienização também é outro hábito importante, tanto dos idosos, quanto das pessoas que adentram ao lar. Atualmente, o Lar da Divina Providência conta com 21 idosos, que recebem os cuidados diariamente. Até o momento, nenhum deles apresenta alteração nas condições de saúde. Nesta segunda-feira (23), todos foram vacinados contra a Influenza. Em Caxias a campanha que alcançar 16.599 idosos acima de 60 anos.

“Todos os funcionários, ao adentrar as dependências da casa, têm que higienizar as mãos. Manter o mínimo de contato com os idosos, mesmo com o uso das máscaras. Vamos seguindo com todas as orientações. Graças a Deus nenhum apresenta sinais de gripe”, agradece a coordenadora.

Em todo o Brasil, cerca de 67 milhões de pessoas devem ser vacinadas. Nas três etapas da campanha, Caxias quer alcançar todas as 44.084 pessoas que estão sendo alvo. A vacina encontra-se em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

“Neste primeiro grupo, só podemos atender idosos (pessoas com mais de 60 anos), trabalhadores da saúde e crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos. A gente pede que não façam aglomeração na frente das UBSs. A vacina é contra a Influenza, não contra o coronavírus. A campanha foi antecipada para que as pessoas se previnam contra outras gripes e fiquem mais fortalecidas”, afirma Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

A 2ª etapa terá início no dia 16 de abril com o objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e particular) e profissionais das forças de segurança e salvamento. Na 3ª etapa, que começa no dia 9 de maio, serão vacinadas pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio.

Palavras chaves: