Mesmo diante da pandemia de covid-19, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) tem dado continuidade às ações de vigilância, controle e prevenção das arboviroses, como dengue, chikungunya e zika, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, já que o registro de casos de dengue têm aumentado de forma alarmante em todo o país.

As estratégias sofreram adequações de acordo com a Nota Informativa nº 8/2020 do Ministério da Saúde, que recomenda algumas medidas restritivas na realização das visitas domiciliares realizadas pelos agentes de combate às endemias, porém ressalta a importância da continuidade dessas atividades em todo o país, já que, recentemente, alertou para a possibilidade de um surto de dengue, a partir de março deste ano, nos estados do Nordeste, incluindo o Maranhão.

O Laboratório de Entomologia da UVZ ratifica essa projeção, pois, segundo seus estudos, haverá um pico da densidade vetorial do Aedes aegypti no município nesse mesmo período.

“A situação atual referente ao Aedes aegypti é muito preocupante, pois estamos diante de uma epidemia de dengue no país. Aqui em Caxias, estão começando a surgir casos suspeitos e, assim como os nossos técnicos do Laboratório de Entomologia, o Ministério da Saúde já emitiu um alerta sobre um aumento alarmante de casos em nossa região. É importante que a população, nessa época de isolamento social, aproveite esse tempo a mais em casa para realizar vistorias e identificar e eliminar criadouros do mosquito, já que estamos com nossas atividades limitadas devido à pandemia do coronavírus”, relata Natanael dos Reis, coordenador da UVZ.

Em 2019, segundo o Ministério da Saúde, foram registrados mais de 1 milhão de casos de dengue no país, um aumento de 488,3% em comparação aos casos confirmados de 2018. Até 21 de março deste ano, já foram registrados 441,22 mil casos de dengue, acima dos 273,19 mil registrados no mesmo período do ano passado. Já em relação às mortes, nesse ano, foram confirmadas 120, sendo que 188 estão em investigação. Em Caxias, no ano de 2019, foram confirmados 183 casos de dengue, 6 de Chikungunya e 1 caso de Zika Vírus.

É importante ressaltar que não deve haver o relaxamento da população nas medidas preventivas de combate ao Aedes aegypti. Por isso, a UVZ recomenda a realização de vistorias uma vez por semana na residência, fazendo com que o mosquito não chegue em sua forma adulta. Só assim, as doenças transmitidas pelo mosquito não causarão grandes transtornos no município.

Palavras chaves: