O encontro foi na sala de reuniões da Prefeitura de Caxias na manhã desta sexta-feira (03), onde o prefeito Fábio Gentil conversou com o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19), que monitora as ações no município. Secretários municipais e integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Civil, Secretaria de Segurança, Procuradoria, Secretaria de Saúde, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Tiro de Guerra e Câmara Municipal estiveram representados.

“Não adianta acharmos que é uma gripezinha e contagiar uma cidade. O exemplo dos Estados Unidos é algo que devemos observar, batendo novo recorde em menos de 24 horas, matando mais de mil pessoas. Nós não podemos fazer como fez o prefeito de Milão, na Itália, que em um primeiro momento achou que não havia necessidade de isolamento. É necessário que todas as medidas sejam tomadas com cautela, com responsabilidade. Eu não represento apenas uma pessoa, mas uma cidade como um todo, e nós vamos discutir com o comitê para que nós possamos entender, ver o que aconteceu, os casos suspeitos e, com certeza, o comitê vai tomar as medidas baseadas em fatos concretos, no que a ciência diz e não com base em achismos”, afirma Fábio Gentil.

Durante a reunião, o prefeito lembrou que assinou o Decreto Municipal nº 105, dando continuidade à suspensão das aulas e atividades educacionais nas redes pública e privada até o próximo dia 10 de abril.

“Nosso compromisso é com a população. Nós compreendemos que havia necessidade da prorrogação e nós mantivemos o decreto com a suspensão até o dia 10 para que a gente possa fazer uma nova avaliação. Todos os nossos decretos têm como base o que também determina o governo do estado. Novas medidas precisam ser tomadas e discutidas, mas sabemos que pode ser que exista uma crise financeira, nós precisamos discutir tudo isso”, afirma o prefeito.

Caxias até agora não registra casos confirmados da covid-19, o que, por um lado, é fator tranquilizante. Mas o prefeito faz questão de não minimizar os efeitos da pandemia, que somente nos Estados Unidos provocou mais de mil mortes em um único dia. Ele destaca a importância do isolamento social até segunda ordem.

“Hoje reunimos com o Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, sempre fazemos os nossos contatos através de videoconferência ou WhatsApp, mas hoje temos muitas coisas para definir e orientar o nosso sistema, do nosso município. Analisamos tudo que foi feito nesses últimos 15 dias, estamos definindo ações para os próximos dias pela Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Meio Ambiente e todas as instituições que fazem parte desse comitê. Nós, enquanto técnicos, estamos subsidiando o nosso prefeito para que ele possa tomar as melhores decisões nestas ações conjuntas”, disse Socorro Melo, secretária de Saúde.

“É importante que vá para o hospital as pessoas que precisam de um atendimento de urgência, que precisam de uma respiração mecânica. Para os outros casos, o atendimento é em casa. Nós estamos trabalhando para que o isolamento possa continuar, mas precisamos da ajuda de cada um. É necessário que o povo possa entender que não é uma gripezinha. Esta é uma doença que mais está matando no mundo. Se nós não fizermos a nossa parte, não vai adiantar. Vamos seguir as recomendações do Ministério da Saúde. O isolamento social é a única forma de evitar essa doença”, afirma o prefeito.

Palavras chaves: