A Coordenação da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, ligada à Secretaria Municipal de Saúde, precisou alterar a forma de atendimento ao público nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A medida segue as recomendações do Ministério da Saúde para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, causador da covid-19. A rede dispõe de 26 UBSs na zona urbana e 11 na zona rural.

Neste período de isolamento social, as unidades atendem somente pessoas com urgências de qualquer natureza e mulheres gestantes. Além disso, podem ser feitos curativos complexos, teste do pezinho e atendimentos de pacientes com síndrome gripal com sintomas como febre, tosse e dor de cabeça que perduram há mais de três dias.

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Camila Lopes, os atendimentos eletivos de rotina foram adiados. “Tivemos que adotar estratégias para diminuir as aglomerações nas UBSs. Sair de casa nesse momento é um risco. Orientamos as pessoas que procurem as unidades quando os sintomas de gripe durarem mais de três dias para podermos monitorar”, afirmou.

As UBSs da Cohab, da Volta Redonda e do Campo de Belém continuam funcionando com horário ampliado até às 22h, de segunda a sexta-feira. O atendimento odontológico é feito nas três unidades e também no Centro de Especialidades Odontológicas, que atende urgências 24 horas por dia.

Em relação à pandemia do novo coronavírus, a coordenadora informou que foram adotadas “estratégias junto com a Vigilância Epidemiológica para fazer a investigação dos casos de covid-19, que precisam ser monitorados, e painel viral para descartar H1N1 e sinais de outras doenças”.

Palavras chaves: