O Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 da cidade de Caxias realizou na noite desta quarta-feira (15) uma ação que resultou em uma operação conjunta com Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Segurança, por meio da Guarda Municipal, e Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca. A higienização iniciou pelos espaços que recebem uma grande quantidade de pessoas todos os dias, a exemplo do Mercado da Trezidela, que foi o primeiro visitado.

“A gente está fazendo um calendário principalmente desta área que concentra um grande número de pessoas, sendo na área bancária e área comercial. Hoje é só o pontapé inicial. Temos a parceria do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal. Nós temos um calendário para ser seguido”, afirma Sargento Mesquita, secretário municipal de Segurança.

“Nós estamos colaborando nesta operação contra a covid-19, prevenindo contra o alastramento do vírus em Caxias. Estamos fazendo a desinfecção desses locais onde na parte do dia se aglomera a maior parte das pessoas”, frisa Major Mauro, comandante do Corpo de Bombeiros.

“É muito importante para nós esta limpeza porque esta doença está muito perigosa, e a gente tem que se defender. Esse cuidado é muito importante e estou muito satisfeita com este trabalho” destaca Luzenira Silva, permissionária do Mercado da Trezidela.

Outro espaço público também higienizado foi o Mercado Central. O local, que já é desinfectado todos os dias na área interna, recebeu um cuidado especial na área externa.

“É muito importante esta parceria para que a gente possa fazer a sanitização desses ambientes para que as pessoas ao frequentarem se sintam mais seguras. Quando termina o fluxo de pessoas é feita toda esta assepsia. Todos os dias nós lavamos o Mercado Central e nós estamos controlando a quantidade de pessoas em um total de 70 pessoas por vez para evitar grande aglomeração”, ressalta Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura e Pesca.

As agências bancárias, em seguida, também receberam a equipe, que realizou a desinfecção dentro e fora das agências, além de algumas calçadas de estabelecimentos comerciais. O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, que acompanhou tudo de perto, destacou a importância do trabalho em parceria.

“Nós temos que contribuir e precisamos fazer com haja a diminuição da propagação da covid-19, que tem levado grande transtorno a todos nós. Estamos fazendo a nossa parte, e é necessário que a população entenda a necessidade de ficar em casa, evitando aglomeração. Vamos ficar em casa e logo, logo estaremos livres dessa doença. Com certeza teremos outras atitudes para garantir a saúde da nossa população”, afirma o prefeito.

Durante o acompanhamento das ações, o gestor lembrou que o enfrentamento à covid-19 será reforçado com o aluguel de um hospital privado da cidade com mais de 50 leitos, além do início da confecção de mais de 1 milhão de máscaras para atender a toda a população de Caxias.

“A Prefeitura comprou dezenas de máscaras, iremos fabricar máscaras que serão entregues a toda a população caxiense. A Prefeitura também vai alugar o Centro Médico de Caxias para, caso haja a necessidade, o isolamento de pessoas e posterior tratamento”, anunciou Fábio Gentil.

Palavras chaves: