Durante uma 1 hora e 36 minutos, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, conversou com os caxienses por meio de uma live em sua página oficial no Facebook. O gestor iniciou falando sobre os dois primeiros casos de pessoas que testaram positivo para a covid-19, já divulgados anteriormente, como sendo a secretária municipal de Saúde, Socorro Melo, e o filho dela. Gentil destacou que o município vem acompanhando ambos os casos e prestando os atendimentos cabíveis.

“Foi uma surpresa, tanto para a secretária quanto pra nós. Mas já que aconteceu, o nosso compromisso é fazer com que o vírus não se propague no município de Caxias. A nossa secretária assumiu que estava com o vírus e, como já estava isolada, só continuou o tratamento”, afirmou Fábio Gentil.

O prefeito também falou sobre a informação de que o filho da secretária não estaria respeitando o isolamento social. O gestor lembrou que o município vai tomar todas as providências para que os protocolos sejam seguidos independentemente de quem seja a pessoa que tenha testado positivo para a covid-19.

“É inaceitável que uma pessoa, que saiba que é portadora do vírus, que saiba que foi testada positivo, saia às ruas de Caxias colocando em risco toda uma população. Eu não vou aceitar isto, independentemente de quem seja. Todas as medidas serão tomadas de imediato. Quando eu soube da informação, eu liguei para a secretária, pra Socorro, que é mãe, mas que também é paciente neste momento. Ao ligar para ela, perguntei do que tinha acontecido e ela não me negou. Ela me disse que o filho teria saído com outra pessoa para comprar um produto de uso pessoal. Nós não vamos admitir, porque nós temos o compromisso de cuidar de uma cidade como um todo”, afirmou Gentil.

O prefeito também destacou que é totalmente favorável ao isolamento social. Lembrou, ainda, que nos próximos dias alguns decretos vão trazer informações sobre as sanções para as pessoas que, sabendo que têm o vírus, não queiram cumprir as determinações dos órgãos de saúde.

“Dessa forma, quero dizer a todos os caxienses que é inaceitável a atitude que o filho da nossa secretária tomou. Não vou permitir que isto se repita, todas as medidas estão sendo tomadas e todas as sanções estão sendo tomadas. Inclusive nesses dias iremos emitir decretos onde iremos determinar que sanções serão estas para aquelas pessoas que sabem que estão confirmadas, mas que saem de casa, mesmo sem maldade, mas com a possibilidade de contaminar e propagar o vírus”, afirmou o prefeito.

Palavras chaves: