Antes do início dos trabalhos, os profissionais que estão fabricando máscaras no Ginásio de Esportes Governador João Castelo participam agora de uma ginástica laboral, afinal todos trabalham realizando movimentos repetitivos. Eles são orientados por um profissional de educação física e um instrutor de dança.

“É uma iniciativa da prefeitura, e nossa intenção é trazer animação para que trabalhem com segurança e estejam mais animadas para efetuar suas atividades. Porque não é fácil ficar aqui o dia todo nesse clima todo no mundo”, frisa Nando Santos, instrutor de dança.

“Iniciamos com a ginástica laboral, ela faz parte do dia a dia de cada pessoa, de cada empresa. A ginástica ajuda a melhorar a força de vontade, a proteção, animação. Todos estão aqui realizando um bom trabalho e para ter um bom desempenho é preciso movimentar as articulações”, afirma Carlos Machado, educador físico.

Com mais de 10 mil máscaras fabricadas, a equipe que está à frente do projeto “Costurando pela Vida” já pensa em trabalhar os pontos de distribuição pela cidade para fazer chegar a todos os caxienses. A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio das secretarias municipais de Políticas para as Mulheres e de Assistência e Desenvolvimento Social, está com a responsabilidade da produção de 1,5 milhões de máscaras.

“É muito gratificante participar e colaborar em prol da nossa sociedade caxiense com este projeto ‘Costurando pela Vida’. Eu estou aqui com a família CCI Cangalheiro dando esta contribuição”, afirma a voluntária Francisca Costa.

“Pra mim está sendo muito grandioso. A gente está vendo que todos estamos no mesmo barco. Então, esta é a hora da união em prol do objetivo de combater o vírus. E, para isto, estamos trabalhando muito, e é só agradecer a Deus”, afirma Rosilene Alves, voluntária do Centro Comunitário da Volta Redonda.

“Estamos no nosso quinto dia e estamos conseguindo atingir as metas. A equipe está toda engajada, nós estamos trabalhando para atingir a meta que a Prefeitura de Caxias estabeleceu, que é de 1,5 milhões de máscaras para a população”, afirma Kiara Braga, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Palavras chaves: