A Prefeitura de Caxias reduziu os salários de gestores públicos municipais em 70%, no caso de prefeito, e em 30% no caso de secretários municipais, para enfrentar a covid-19 e a baixa arrecadação do município. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (27) e vai acontecer enquanto durar a pandemia.

A partir de partir deste mês de maio, os valores vão reforçar os cofres públicos e garantir compromissos importantes como o pagamento em dia do funcionalismo municipal, que desde o início da gestão sempre foi pago antecipadamente. A medida é uma resposta ao enfrentamento a covid-19 e aos esforços que o município tem feito no sentido de garantir que os caxienses estejam protegidos.

A Prefeitura de Caxias, com esta atitude, sai mais uma vez à frente de muitos municípios brasileiros, dando exemplo na gestão pública.

A gestão municipal está comprometida em oferecer todas as condições para que os caxienses se protejam contra a covid-19. Dentre as ações estão a fabricação de 1,5 milhão de máscaras, que serão distribuídas gratuitamente aos caxienses; a realização de uma chamada pública para a compra de 300 mil máscaras dos microempreendedores individuais e microempresas caxienses, fazendo girar a economia neste segmento durante a pandemia; aluguel de um hospital de campanha com mais de 50 leitos para assistir às pessoas suspeitas da covid-19; criação do Tele Corona, atendimento virtual em vídeo para todas as pessoas que estejam com dúvidas e sintomas de síndromes gripais; aquisição de 2 mil testes rápidos da covid-19 para a testagem da população, dentre outras ações.

Palavras chaves: