Eles são pessoas que vivem em situação de rua e, por algum motivo, tiveram que sair de casa, a exemplo de Marcos Aurélio.

“Eu só tenho que agradecer a Caxias e ao atendimento, que é VIP.  Somos bem recebidos. Temos almoço, o café, e estou feliz pela oportunidade que estou tendo em Caxias. Eu trabalho vendendo picolé e trabalho com divulgação. Aqui é uma casa de Deus. Eu saí de casa uns três anos porque eu perdi minha mãe e perdi contato com a família. Me envolvi com bebida, mas hoje estou me reabilitando. Aqui a gente recebe as palavras certas”, diz Marcos, da cidade de Parnaibano (MA).

“Aqui nós temos café da manhã, ao meio-dia tem comida. Eu tive uma confusão com a família em casa porque meu pai bebe e minha mãe bebe, e por isso resolvi sair de casa. Eu já estou com 22 anos fora de casa”, explica Clemilson Alves, teresinense.

 

Nesta quarta-feira (29), a Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), realizou a distribuição de kits de higiene pessoal para os assistidos do Centro Pop, equipamento social que acolhe pessoas de rua em Caxias.

“Com certeza é importante até mesmo para proteger a gente, porque essa correnteza que está passando aí Deus vai combater. Deus protege todos e ele vai dar uma direção certa”, reforça Marcos Aurélio.

“Vai ajudar muito porque a gente não tinha as máscara e a gente tava precisando disso”, frisa Clemilson.

Criado há 6 anos, o local é a referência para as pessoas que não teriam onde tomar café ou almoçar se não fosse o equipamento social, que recebe os cuidados da prefeitura.

“O nosso maior objetivo é o resgate, a autoestima das pessoas que sofrem muito preconceito perante a sociedade. Aqui nós temos acompanhamento social e jurídico e os atendimentos com a saúde. É um desafio, mas  é um desafio bom”, frisa Rute Mota, supervisora do Centro Pop.

Ao todo, foram distribuídos quase 20 kits na sede, que fica no Centro, ao lado da escola Thales Ribeiro. Além disso, em outros pontos da cidade também realizou-se a distribuição dos kits, que trazem sabão, sabonete, máscara, creme dental, escova e álcool. O objetivo é proteger a população de Caxias da covid-19.

“O Centro Pop existe para atender os moradores de rua, aquelas pessoas que estão na nossa cidade, que usam a rua como espaço pra viver. Aqui, a gente oferece  todo um trabalho sócio, psicológico e jurídico. Hoje nós estamos aqui para entrega dos kits de higiene, que é uma campanha de enfrentamento à covid-19, e nós não poderíamos deixar de atender este público. Eles estão na rua e estão mais vulneráveis, então, a Prefeitura de Caxias também está assistindo os moradores”, afirma Kiara Braga, secretária da pasta.