A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, deu início na manhã dessa segunda-feira (4) à distribuição das máscaras confeccionadas no Ginásio de Esportes Governador João Castelo.

“É uma boa essa distribuição de máscaras. A gente não sabe nem o que dizer, a gente só tem que se proteger”, disse Maria Cícera, beneficiária.

“Graças a Deus está bom, antes não tinha essa tenda. Essa tenda ameniza um pouco mais a nossa situação aqui. A gente vem em busca desse auxílio, estamos parados e somos pais de família. Com fé em Deus essa doença vai passar e vamos voltar ao normal”, afirma Francisco dos Santos, beneficiário.

“Hoje estamos fazendo a distribuição das máscaras, é um esforço da gestão para que a população fique protegida. Por isso é que nós estamos trabalhando para melhor desenvolver esse trabalho de entrega das máscaras”, disse Elane Barroso, funcionária da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Ao todo foram distribuídas 3 mil unidades. O trabalho começou pelas instituições bancárias e seguiu pelos pontos de grande circulação de pessoas da cidade, a exemplo dos Três Corações, a Feirinha da Trezidela e entidades filantrópicas, que também tiveram acesso ao equipamento de proteção individual (EPI).

A Prefeitura colocou tendas em frente à Caixa Econômica e cadeiras para que as pessoas se acomodem. Além disso, destacou bombeiros civis, seguranças particulares, agentes de trânsito, dentre outros profissionais, para que possam fazer o trabalho de organização dos beneficiários.

“Nós e os bombeiros civis estamos garantindo a segurança e estamos organizando para que as pessoas estejam distribuídas respeitando o distanciamento entre as cadeiras para evitar aglomerações”, afirma Messias Sousa, diretor do GAF.

“Em primeiro lugar, nossa importância aqui é que estamos fazendo um trabalho de conscientização e prevenção para que as pessoas saibam como se portar e também como se prevenir na fila. Muitas gestantes estão vindo aqui desprotegidas e a gente está orientando”, afirma Di Carvalho, bombeiro civil.

A Prefeitura de Caxias tem o compromisso de fabricar e entregar aos caxienses mais de 1,5 milhão de máscaras. Outras 300 mil máscaras foram contratadas por meio de chamada pública e estão sendo confeccionadas por costureiras e costureiros – microempreendedores individuais e microempresas.

“Hoje nós estamos começando a distribuição pelo Centro da cidade nas filas dos bancos, onde está tendo aglomeração. Então, nós estamos com toda a nossa equipe preparada, cada um utilizando o seu EPI, e estamos entregando a máscara para aquelas pessoas que ainda não têm e ainda entregamos para as pessoas que querem levar para seus familiares. Nós também estamos nos locais onde o comércio não parou, como nos Três Corações e Trezidela”, afirma Kiara Braga, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Palavras chaves: