O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE/Caxias) vai executar nesta quarta-feira (6), no horário de 8h às 16h, além da limpeza da estação, outro importante trabalho que irá garantir mais eficiência para o tratamento de água realizado na Estação de Tratamento do bairro Volta Redonda, responsável pelo abastecimento de 60% da população de Caxias.

 

A atividade consiste na reforma e melhoria do sistema de floculação, com a substituição de uma das placas que, com o tempo de operação, provoca um desgaste. Os floculadores têm a função de remover as partículas em suspensão da água por meio de dois processos, o primeiro é a coagulação, realizada com a ajuda do sulfato de alumínio, e na posterior formação dos flocos, que é a etapa da floculação.

“Esse trabalho é necessário porque a estação de tratamento possui 28 anos que está em operação e precisamos fazer a substituição de uma das placas do floculador. Essa placa já possui um desgaste elevado que pode prejudicar o tratamento da água, por isso essa manutenção é necessária. Eu sei que causa um incômodo pra população, mas é o que vai garantir o abastecimento de qualidade pelos próximos anos”, explica o diretor do SAAE Caxias, engenheiro Arnaldo Arruda.

Durante o trabalho, o fornecimento de água será interrompido nos seguintes bairros: Pampulha, Volta Redonda, Cangalheiro, Vila Alecrim, Vila Lobão, Castelo Branco, Nova Caxias, Cohab, Refinaria, Centro, Seriema, Vila São José, São Francisco e Baixinha.

O SAAE Caxias reforça a importância de a população reservar água e, em caso de qualquer reclamação, entrar em contato com a Central de Atendimento da autarquia por meio do número 115. Após a ação, a rede será pressurizada e de forma gradativa será normalizado o abastecimento de água, iniciando pela parte mais baixa e finalizando na parte mais alta da cidade.