Teve início o trabalho de distribuição de máscaras nas escolas da rede municipal de educação. A partir de agora, cada escola do município se transforma em um ponto de distribuição das máscaras de proteção que visam prevenir a população de Caxias contra covid-19. A ação é desenvolvida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Desenvolvimento Social (SMADS) e Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect). Uma reunião entre as secretarias e a comunidade da escola Ezíquio Barros, no Residencial Vila Paraíso, iniciou o trabalho na zona urbana.

“Ao final desta ação nós queremos ter distribuído mais de 50 mil máscaras para os servidores e para a população. Todas as escolas vão receber na zona urbana. Na zona rural talvez a gente trabalhe por pólo. Quanto ao retorno das aulas, vai depender não apenas do governo municipal, mas do governo estadual e federal, porque esta parceria é interessante. Neste momento é importante que todos fiquem em casa”, afirma Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.

“As secretarias estão trabalhando em conjunto para que a gente consiga atender as pessoas que não têm condição financeira de conseguir as máscaras. Então, nós firmamos uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, onde todas as escolas serão pontos de distribuição de máscaras, tanto para alunos, quanto para a comunidade”, frisa Kiara Braga, secretária da SMADS.

As máscaras são disponibilizadas às escolas por meio do projeto “Costurando pela Vida”, que está fabricando as máscaras no Ginásio de Esportes Governador João Castelo. Nesta ação, realizada na tarde dessa sexta-feira (8), também no bairro Luíza Queiroz. Enquanto um grupo se reuniu dentro da escola, outro grupo distribuiu pelas ruas próximas às unidades de ensino, indo de casa em casa e entregando em mãos para os moradores de acordo com a quantidade de pessoas que existem em cada família.

“É muito bom pra gente se livrar dessa doença. Trazendo pra gente é melhor porque a gente não vai tirar do pouco que ganha para ir comprar”, afirma Isabel Cabral, moradora do Luíza Queiroz.

“Protege não apenas a mim, mas a todas as pessoas. Aqui perto tem um caso já, mas é bom porque a gente vai ficar protegido com estas máscaras”, disse Elza Ferreira, moradora do Luíza Queiroz.

A gestão municipal está fabricando 1,5 milhão de máscaras. Outras 300 mil máscaras também estão sendo compradas pela prefeitura dos microempreendedores individuais e microempresas. Todas estas máscaras serão distribuídas gratuitamente para a população de Caxias.

“A gente tem que se prevenir. As máscaras vão ajudar porque fica perto da gente na escola, porque a gente estava precisando”, frisa Paula Oliveira, morador do Luíza Queiroz.

“Tem muita gente que não tem como comprar. É importante deixar na escola. Eu já fiz algumas de TNT pra doar, eu comprei o tecido, minha família ajudou, mas agora vai ficar muito melhor”, afirma Francisca da Silva, moradora do Luíza Queiroz.

Palavras chaves: