Dando continuidade ao trabalho de imunização e finalizando a segunda etapa de vacinação contra a gripe, que protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza B e influenza A (H3N2), a Prefeitura de Caxias, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do 5º BBM de Caxias, realizou, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, a vacinação de aproximadamente 35 profissionais da tropa.

“Nós somos do serviço de emergência, e faz parte da política do Corpo de Bombeiros procurar parceria com os municípios para a imunização da tropa. A vacina previne contra a H1N1, e a ideia é a prevenção para que a gente não saia do fronte em defesa da sociedade”, afirma tenente Mendonça, do 5º BBM.

“Estão sendo imunizadas 35 pessoas. Nós fazemos parte do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus e temos que estar sempre prontos. A Vigilância Epidemiológica do município enviou uma equipe ao batalhão para fazer esta campanha de vacinação para evitar que os bombeiros, de forma aleatória, façam aglomeração em postos de saúde e para que estejamos protegidos contra o vírus H1N1”, afirma major Mauro, comandante do 5º BBM.

O objetivo é garantir a prevenção e levar tranquilidade aos profissionais que também atuam na linha de frente e fazem parte dos serviços essenciais, também dentro do contexto da pandemia da covid-19, embora a vacina não seja para proteger contra o novo coronavírus, mas para garantir que o organismo esteja imune contra a gripe.

Nesta fase da campanha, além dos profissionais das forças de segurança e salvamento, os caminhoneiros, cobradores e motoristas de transporte coletivo e portuários; portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; povos indígenas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional também foram vacinados.

“Essa vacina faz a imunização da gripe, não tem nada a ver com a covid-19, mas é uma vacina de rotina que todos os anos fazemos. Nós fizemos a vacinação conforme a quantidade de funcionários. Então, aqui foram 35 doses da vacina contra o H1N1”, afirma Amanda Serejo, coordenadora do PSE Saúde.

A terceira fase da Campanha de Vacinação já começou neste sábado (9). A partir de agora serão vacinadas as gestantes; puérperas; professores de escolas públicas e privadas; adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.