Nesta segunda-feira (11), a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (Semect), realizou a entrega de máscaras de proteção para os gestores de escolas das zonas urbana e rural. A distribuição foi feita na sede da Semect, no Centro de Cultura.

“Tem muita gente que não pode comprar e os alunos precisam se proteger”, frisa Maria de Fátima, funcionária da Cruzeiro do Sul.

“Nós temos 318 no ensino fundamental e 21 na educação infantil. Muitos não têm acesso de vir à cidade, têm receio e nós vamos fazer a entrega para eles”, afirma Kátia Fernanda, gestora da escola Maria Marques Coura (Baú).

“A cada segunda-feira vamos retornar para buscar mais máscaras. É de suma importância porque assim nós vamos estar contribuindo para que este vírus não seja disseminado. Então, a Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia vai entregar aos alunos e pessoas da comunidade”, ressalta Geovana Santos, gestora da Escola Costa Sobrinho (bairro Pirajá)

“São 220 alunos, de 2 anos e 7 meses a 5 anos e 6 meses. É importante a gente entregar as máscaras porque os pais passam a perceber que é importante. Porque a escola também é um veículo de informação”, lembra Jesus Machado, gestora do CEI Prefeito Aluízio Lobo.

As máscaras foram distribuídas conforme a quantidade de alunos e da população de cada comunidade. Os itens vão ficar à disposição tanto dos profissionais que trabalham na escola, quanto dos moradores que também precisam se proteger nos povoados onde as unidades de ensino estão situadas, garantindo que o equipamento de proteção individual possa cumprir sua função de levar mais tranquilidade aos caxienses.

“As máscaras vão chegar às 139 escolas da zona rural, sendo que compreende o ensino fundamental I e II, educação infantil e EJAI. É muito importante esta entrega realizada pelos gestores, porque eles não vão precisar vir à cidade buscar a máscara, evita aglomerações e a disseminação da covid-19”, afirma Sandra Moura, coordenadora da educação no campo.

“Tanto os alunos quanto os pais de alunos vão receber as mães nesta parceria com as secretarias municipais de Educação, de Assistência Social e da Mulher. Então, nós vamos distribuir para as escolas, onde as escolas serão pontos de apoio para a distribuição das máscaras na comunidade”, afirma Joselma Lopes, coordenadora do PSE Educação.

O trabalho é realizado pela Prefeitura de Caxias, por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação, Ciências e Tecnologia; Assistência e Desenvolvimento Social e de Políticas para as Mulheres. Já foram entregues 9 mil máscaras, de um total de 50 mil, que serão distribuídas somente na rede municipal de educação.

“Toda a comunidade vai receber as máscaras. Nós fizemos esta parceria com as Secretarias de Assistência Social e da Mulher. As gestoras estão vindo buscar as máscaras. Elas virão buscar 100 máscaras por semana, elas farão a distribuição para os alunos, servidores e a comunidade. Em torno de 50 mil máscaras serão entregues só pela educação. Todas estão recebendo ao mesmo tempo. Então, cada escola já sai daqui sabendo o dia que vem buscar novamente. Só hoje estamos distribuindo 9 mil máscaras”, afirma Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.

Palavras chaves: