As novidades chegaram no início da noite desta segunda-feira (11) e foram logo instaladas na Avenida Otávio Passos, no Centro de Caxias. Tão logo o trabalho foi finalizado pelos profissionais do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e Secretaria Municipal de Infraestrutura, os lavatórios de mãos portáteis, instalados em frente à Caixa Econômica Federal e em outros pontos da cidade, a exemplo da Praça Gonçalves Dias, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Senadinho, Hospital Infantil, Prefeitura Municipal, dentre outros, já estavam sendo testados.

Ao todo, neste primeiro momento, pelo menos 20 lavatórios serão instalados em pontos de circulação de pessoas para que os caxienses possam higienizar as mãos. No lavatório, ao utilizar sabão líquido, a pessoa aciona um pedal e a água é liberada. Em seguida, seca as mãos com papel toalha.

Outra novidade foi a instalação de uma Cabine de Desinfecção na Avenida Otávio Passos, próximo às agências bancárias. Ao adentrar à cabine, a pessoa gira em 360 graus e sai da cabine já desinfectada para desenvolver suas atividades. O SAAE e a Secretaria de Infraestrutura estiveram envolvidos no processo de concepção das tecnologias que vão tornar as vidas dos caxienses mais tranquilas.

“Hoje a Prefeitura de Caxias está fazendo mais uma grande ação que é instalando uma cabine de desinfecção na entrada principal que dá acesso à Caixa Econômica Federal. Esta cabine tem sensor de presença, com bicos pulverizadores, que vão jogar uma solução nas pessoas para poder melhorar a higiene e prevenir contra o coronavírus. Outra ação é a colocação de lavatórios que são acionados com o pé. São mais de 20 lavatórios que serão instalados e o SAAE tem dado esse apoio técnico. Isto é fruto de um trabalho em equipe”, afirma Arnaldo Arruda, diretor do SAAE.

“Nós temos conseguido enfrentar o novo coronavírus e temos conseguido manter um patamar de enfrentamento. Esta é mais uma demonstração de que a Prefeitura de Caxias está preocupada com a população. Hoje estamos entregando para que as pessoas que venham possam encontrar um lavatório com sabão, moderno. Nós desenvolvemos um protótipo com pedal, junto com o Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19, junto com o SAAE, Secretaria de Infraestrutura, e nós estamos dando um apoio total para que a população seja prevenida”, afirma Murilo Novais, secretário municipal de Infraestrutura.

Quem viu e testou a novidade aprovou a iniciativa, que tem por objetivo proteger os caxienses contra a covid-19. “Com esta higienização que está acontecendo, a gente só tem que parabenizar à Prefeitura por oferecer estas ações para a população”, afirma Elizabeth, caxiense.

Palavras chaves: