A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando o cadastramento dos moradores do Residencial Vila Paraíso. O trabalho é necessário para que cada família seja identificada e vinculada a uma equipe de Saúde da Família, a fim de que seja acompanhada.

A ação, que visa organizar o atendimento oferecido pela Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Paraíso, está sendo feita inicialmente nos blocos A e B pelos agentes comunitários de saúde (ACSs) que fazem parte da equipe da UBS do bairro.

Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Camila Lopes, “o processo de cadastramento foi iniciado devido à necessidade que a equipe de Saúde da Família sentiu de conhecer a população do bairro para fazer o monitoramento de todos os casos. A nossa intenção é, nos próximos meses, ter um efetivo maior de agentes para alcançar 100% de cobertura naquela área”.

A Coordenação da Atenção Primária esclarece que os moradores já podem utilizar os serviços da UBS provisória instalada no bairro enquanto aguardam a conclusão do cadastro da área nos próximos meses.

Os ACSs estão equipados, indo em cada casa para realizar o cadastro. A previsão é de que o cadastramento dos primeiros blocos leve cerca de dois meses. Todos os moradores do bairro serão visitados pelos agentes.

“É importante que os moradores recebam os agentes em suas casas. Eles foram orientados a tomar as medidas de proteção individual e também do usuário que vai receber a visita para o cadastramento”, finaliza a coordenadora.