O paciente Francisco de Assis Paiva Brito, de 53 anos, conhecido em Codó, onde reside e é funcionário público há 33 anos, como Chiquinho do SAAE, teve alta nesta quarta-feira (13), depois de uma semana internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caxias com covid-19. Feliz, ele agradece a todos que colaboraram com sua recuperação.

“Inicio agradecendo a Deus pela vida e agradecendo aos profissionais da saúde de Caxias, em especial os profissionais da UPA e do SAMU Caxias. Quero agradecer desde o vigilante ao auxiliar de serviços gerais, ao médico, ao técnico de enfermagem, ao enfermeiro e ao diretor. Muito obrigado por tudo que vocês fizeram por mim”, diz Francisco de Assis.

No dia 6 de maio, ele deu entrada na UPA apresentando tosse, febre, dores no corpo, dor de cabeça e falta de ar. Após passar por uma tomografia de tórax, o paciente testou positivo para covid-19, como explica o médico Felipe Guimarães.

“Ele chegou aqui pra gente com queixas de falta de ar, cefaleia e apresentando uns episódios de dores de cabeça intensas. Ele trouxe um teste pra covid-19 que foi negativo. Aqui, foi feita uma tomografia de tórax, que foram vistas imagens sugestivas para covid-19, achados radiológicos positivos e, assim, a gente resolveu interná-lo”, afirma o médico da UPA.

Chiquinho do SAAE passou por um tratamento no qual foram feitos usos de diferentes tipos de medicamentos. “Ele foi medicado e teve uma resposta clínica satisfatória. Ele recebe alta com uma tomografia feita antes, com o pulmão bem recuperado, em relação à primeira tomografia que foi feita. O nosso corpo produz respostas ao vírus, e as respostas foram positivas no caso do Seu Francisco. Ele sai daqui com grande chance de cura, por causa desse achado na tomografia. Ele não está mais com desconforto respiratório e apresenta uma melhora clínica significativa”, afirma Felipe Guimarães.

Recuperado, o ex-vereador recomenda que as pessoas pratiquem o isolamento social e levem a sério as medidas preventivas. “Essa doença não tem praticamente remédio ainda, ela tem cura, a cura é Jesus Cristo, é você ter fé e acreditar. E o melhor remédio ainda é o isolamento social. Fique em casa, porque só sabe o quanto é difícil você procurar ar nos seus pulmões e não encontrar, só sabe o quanto é difícil, quando você passa”, explica Chiquinho do SAAE.

Ele acredita que nasceu de novo e parabeniza a gestão municipal por seguir os protocolos de saúde. “Não brinque com isso, é coisa séria. Vocês têm sorte de ter uma gestão comprometida que foi pra dentro e conseguiu controlar, mas lá em Codó infelizmente não tivemos esta sorte, e vamos perder muitos amigos, eu só lamento. Eu peço a Deus que a gente não perca muitos amigos”, ressalta Francisco de Assis.

Em tempos de covid-19, o serviço de saúde de Caxias recebe pacientes do município e também de cidades da região, desde sejam regulados previamente. A UPA hoje é a referência no atendimento de casos suspeitos e tratamento da doença.

“O sistema de recebimento de pacientes das unidades vizinhas é através do Sistema de Regulação. É regulado via sistema de e-mail. O médico avalia e, de acordo com a quantidade de leitos, a gente libera o sistema. Hoje a equipe está de parabéns, porque já foram três pacientes de alta pra casa. Pode-se observar uma melhora significativa dos exames radiológicos, obedecendo o protocolo da unidade e o protocolo do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão”, afirma Daniel Neto, diretor da UPA.

Palavras chaves: