A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) realizou nos últimos dias a higienização de unidades de saúde de Caxias, a exemplo do Hospital Infantil, Complexo Municipal de Saúde e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

“É uma ação que faz parte do combate à covid-19. A desinfecção aconteceu tanto na parte interna, quanto na parte externa”, diz Tarciana Lobato, diretora do Hospital Infantil Dr. João  Viana.

“Esse reforço para nós é uma garantia a mais, e vamos estar mais seguros”, afirma Lívia Lucena, diretora do Complexo Municipal de Saúde.

Outros espaços também já foram visitados pelo órgão, que também desenvolve um grande trabalho de prevenção, dentro do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus. A Secretaria Municipal de Saúde foi outro local visitado. Para a prevenção, os profissionais utilizam uma solução de hipoclorito de sódio, que é borrifada, gerando uma nebulização que ajuda a combater o vírus, evitando a propagação da covid-19.

“Neste período, a UVZ lançou mão do seu trabalho e realizou a desinfecção no Hospital Infantil, com uma equipe formada por 12 pessoas, Complexo Hospitalar Gentil Filho e no Cerest. A UVZ utilizou para o desenvolvimento desse trabalho máquinas costais, motorizadas, bombas costais manuais e o produto utilizado foi hipoclorito de sódio com H20 para que tivéssemos oportunidade de desinfectar esses locais. Nós estamos nos alinhando para dar continuidade ao nosso trabalho de desinfecção em outros locais que possibilitem o fluxo de pessoas”, frisa Natanael Reis, coordenador da UVZ.

Um novo trabalho já está sendo planejado, no qual, por meio de uma força tarefa, serão realizadas barreiras sanitárias para prevenir ainda mais a população de Caxias, afirma o coordenador da UVZ.

“Nós queremos continuar contribuindo para que as pessoas possam estar livres dessa doença. A UVZ está preparada para as ações que posteriormente virão, que possivelmente serão as barreiras sanitárias, que a população de Caxias vai tomar conhecimento no mais breve espaço de tempo”, afirma Natanael Reis.

Palavras chaves: