A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretária de Saúde, em parceria com a Secretária Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (Semect), realizou mais uma ação de prevenção à saúde pública, que vai abranger professores da rede municipal, estadual e privada em suas devidas unidades de ensino.

Profissionais da educação, dentre professores e funcionários relacionados, puderam ser vacinados contra a gripe H1N1, vacina dupla viral (tétano e difteria) e vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). A campanha de vacinação teve início nesta segunda-feira (18), para os educadores na Semect, seguido as normas de distanciamento e com prevenção, onde todos puderam fazer uso de álcool em gel e máscaras de proteção. O trabalho vai continuar na quarta-feira (20).

“As vacinas são sempre muito benéficas, e principalmente nesse momento, ao tomarmos a vacina que nos protege contra o vírus H1N1, e assim ficamos imune a gripe, não ficamos suscetíveis ou com a imunidade baixa. A vacina vem para amenizar sintomas e suportarmos melhor uma situação mais adversa”, Marilene Brito, professora da Escola Comunitária Marilene Medeiros.

“O objetivo dessa ação é proporcionar aos professores a imunização da gripe H1N1, da dupla viral e tríplice viral. Além dos professores, as vacinas foram destinadas aos funcionários da educação, como forma de prevenir ao máximo a classe educadora”, explicou Amanda Serejo, coordenadora do PSE Saúde.

“Todos os funcionários e professores aguardavam ansiosamente esse momento e essa campanha de vacinação”, frisa Fernando Lino, coordenador do Censo Escolar.

“Essa parceria traz muito benefício à classe de educadores, pois é a forma de prevenção, já que os professores são público-alvo dessa fase de vacinação a nível nacional, e os professores podem dirigir-se aos postos, pois aqui é mais um ponto de apoio para os professores tomarem a vacina”, afirma Joselma Lopes, coordenadora do PSE Educação.

A secretária municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, Ana Célia Damasceno, destacou a importância da parceria entre as secretarias municipais, visando proteger os profissionais que prestam serviço à sociedade.

“Hoje teve início a campanha de vacinação, que é uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a de Educação, voltada nesse instante para a classe dos educadores, e a Semect recebeu, além dos professores, funcionários da educação. Vale ressaltar que aqui é mais um posto de vacinação, como temos um número expressivo de professores, sempre fazemos isso para melhorar a logística de atendimento, e na quarta-feira, se necessário, vamos fazer outra etapa da vacinação”, disse a secretária.

Palavras chaves: