A Prefeitura de Caixas identificou uma ação que merece louvor e reconhecimento como atitude humana, empática e que contribui com tudo que defende a gestão municipal, a humanização. O jovem Robert Willian, profissional de educação física, divulgou em sua rede social um vídeo no último sábado (23) em que pedia aos internautas que o ajudassem a encontrar o órgão público que pudesse acolher um idoso, que ele havia encontrado desolado no bairro Campo de Belém.

“Ele me relatou o que aconteceu com ele. Ele foi assaltado, não tem documentos. Eu queria ajudar. Se você conhecer algum centro do idoso que possa acolher ele. Ele falou que não é da cidade, e se você puder ajudar, eu ficarei muito grato. Se você puder fazer chegar esse vídeo a um coordenador. Eu peço a sua ajuda nesta noite, porque em meio a esta pandemia, um idoso não pode ficar na rua.  Eu consegui um local pra ele ficar hoje à noite, mas amanhã eu não sei se vou conseguir”, afirma o jovem em vídeo divulgado em seu Instagram.

O vídeo teve centenas de compartilhamentos. Com a repercussão, as ajudas chegaram logo. O idoso é Seu Luís André, que é natural de Pernambuco, segundo as primeiras informações. Ele estaria morando na Vila São José, teria sido assaltado e estava vagando pela cidade. Nossa reportagem encontrou Robert William nesta segunda-feira (25), que mostrou o local onde encontrou o idoso, ao lado de sua residência na Avenida Valter Brito, no Campo de Belém.

“No domingo pela manhã, a Kiara (secretária de Assistência e Desenvolvimento Social), já fez o trâmite correto para poder levar ele para a Casa de Acolhimento. A gente precisa ter um caráter e a gente tem que ter compaixão com o próximo. Tem muita gente que quer sair dessa situação, muita gente quer mudar de vida, mas às vezes, pelo nosso caráter, a gente acaba atrapalhando, eu gosto sempre de ajudar. Eu não dou dinheiro, eu dou uma lança, uma ajuda, muitos querem, outros não querem. A situação dele é por causa da pandemia muito complicada que nós estamos vivendo nos dias de hoje. Hoje eu levei quatro bermudas, quatro camisas, cinco cuecas novas. Um amigo ajudou, uma amiga e minha tia, e a gente comprou pra ele lá. Agora é só achar os parentes dele que vai dar tudo certo”, explica  Robert William.

Seu Luís André já está sendo acompanhado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social na Casa de Acolhimento, onde recebe acompanhamento psicossocial.

“Foi feito um atendimento e, de acordo com a data de nascimento que ele forneceu, ele tem 67 anos. A gente fez o acolhimento, ele disse que recebe um benefício, e a gente vai ver a questão da família para identificar. Vamos procurar uma melhor opção pra ele. O que é mais importante é o acolhimento que foi feito. O Robert já veio aqui, trouxe umas roupas pra ele, e é bom saber que existem pessoas que se preocupam. Porque ele encontrou o senhor na rua e esse rapaz foi bem humano”, afirma Erika Letícia, assistente social.

“Ele não tem total lembrança de coisas recentes, a memória de longo prazo não foi afetada, mas a memória de curto prazo ele não está conseguindo lembrar de coisas recentes. Ele soube dizer que dia é hoje, mas não soube dizer o ano e nem o dia da semana. A gente vai trabalhar em parceria com a saúde para dar assistência”, afirma Júlia Filgueira, psicóloga do Centro Pop.

Para a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Kiara Braga, o gesto do rapaz que teve empatia e resolveu ajudar uma pessoa que estava precisando de orientação deve ser louvado.

“Nós entramos em contato com a pessoa que encontrou o idoso e, daí em diante, a gente procurou resolver, acolhemos o idoso e estamos trabalhando na busca de encontrar os familiares. Então, é de suma importância essa colaboração da sociedade civil quando presenciar ou tiver conhecimento de violação de direitos, de seja qual for o problema, porque vai estar ajudando o poder público a estar solucionando os problemas que a nossa sociedade passa”, afirma a secretária.

Palavras chaves: