Prefeitura de Caxias amplia atendimento no Centro Médico com consulta, testagem e entrega de medicação ao paciente
A Prefeitura de Caxias está sempre buscando melhorar o atendimento aos caxienses acometidos pela covid-19. O enfrentamento à doença ganha mais um reforço com o funcionamento de modo ampliado do Centro Médico de Caxias, no Centro, hospital de campanha que foi alugado pela gestão municipal. A unidade onde antes funcionava apenas o Tele Corona passa a contar com novos serviços.
O Centro Médico já recebeu equipamentos e medicamentos para enfrentar a covid-19. Os profissionais de saúde terão à disposição os meios de diagnóstico e a medicação necessária para administrar junto aos pacientes que necessitarem, conforme avaliação médica. Ou seja, no Centro Médico, o paciente vai entrar, consultar, testar e sair com o kit de medicamento, conforme avaliação do profissional especializado.
“A Organização Mundial de Saúde recomenda que o maior número de testagem seja oferecida a população. Caxias, como qualquer lugar do mundo, não tem a quantidade adequada de testes, mas nós temos um número considerável de testes, e nos setores do Centro Médico, nós vamos oferecer o teste rápido e o PCR. No momento em que uma testagem for positiva, o usuário tem acesso à consulta médica especializada e, se necessário, já sai com seu medicamento”, frisa Mônica Gomes, secretária municipal adjunta de Saúde.
A gestão municipal, que apostou num primeiro momento no isolamento social, está colhendo os frutos da ação implementada, onde a quantidade de casos confirmados é uma das menores do estado do Maranhão, em cidades com até 100 mil habitantes. Todas as ações de desinfecção e isolamento de ruas, bem como a desinfecção de unidades hospitalares, visam diminuir a curva de contaminação. Além disso, todas as famílias com casos suspeitos e confirmados estão sendo acompanhadas e monitoradas. Agora, a prefeitura adquiriu também monitores, termômetros e mais medicamentos para ajudar ainda mais a população.
“É uma doença que pode ser letal em até 20% dos casos. O município está preparado e a prefeitura tem feito o possível para que o menor número de pessoas seja acometido. O que é mais importante é que as pessoas fiquem em casa para evitar ter os problemas. O município tem a medicação indicada: cloroquina, azitromicina. Hoje mesmo chegou o combo das medicações, termômetros, monitores, então o Centro Médico está preparado”, explica Luciane Assunção, anestesista.
A secretária adjunta de saúde lembra que a Prefeitura Municipal vai passar a disponibilizar nas Unidades Básicas de Saúde um kit medicamentoso para que o profissional médico, avaliando a necessidade do paciente, também possa recomendar o uso para prevenção contra o novo coronavírus.
“O município está providenciando agora os kits medicamentosos, de forma que o profissional médico seja servido de todos os itens, ficando a critério dele ou não o uso de determinado tratamento”, afirma Mônica Gomes.