A Prefeitura de Caxias empossou na manhã desta terça-feira (02) Carlos Alberto como secretário municipal de Saúde. Formado em engenheiro eletricista, sanitarista e gestor empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Com experiência na área de gestão, o agora secretário vai comandar a pasta no lugar da médica especialista em gestão hospitalar, Socorro Melo, que esteve à frente da secretaria por 3 anos e 5 meses.

A solenidade simples, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, contou com a presença do representante do executivo municipal e dos funcionários da pasta, em momento com poucas pessoas para evitar aglomerações e seguir as recomendações da Organização Municipal de Saúde.

Carlos Alberto, que está em Caxias desde 1989, quando assumiu a administração do sistema de energia elétrica, e esteve à frente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias (SAAE), assume a pasta em um momento desafiador, em que a saúde têm pela frente o enfrentamento ao novo coronavírus.

“Estar à frente da Secretaria Municipal de Saúde é um grande desafio. Nós estamos em um momento ímpar, de instalação do coronavírus em todo o Brasil e no mundo inteiro. O que não quer dizer que as outras doenças não existam. Então, nós estaremos conduzindo a secretaria de sorte a priorizar o atendimento por conta do coronavírus, mas também dando suporte necessário a outras enfermidades que as pessoas tenham. Nós recebemos agora a equipe da secretaria, e farei tudo para que tenhamos bastante resultado e consigamos melhorar ainda mais os serviços de saúde de Caxias, para que possamos dar uma segurança ainda maior para a nossa população que enfrenta o coronavírus”, frisa Carlos Alberto.

A ex-secretária municipal de Saúde, Socorro Melo, falou como foi comandar a saúde de Caxias e destacou os avanços conseguidos durante sua gestão. “A parte emocional pesa muito, porque nós na saúde somos como uma família. Foram muitos desafios que vencemos juntos, planejamos muito e executamos. Profissionalmente e pessoalmente fico muito feliz por ter conseguido melhorar saúde do nosso município, tiramos essa coisa horrível de ter uma maternidade da morte. Eu sinto que minha missão foi cumprida e melhoramos desde a atenção básica à planificação. Nosso CEAMI é referência nacional, nossos hospitais também. De uma forma geral, vejo que nossa missão foi cumprida”, afirma a médica.

A secretária lembra que diante do momento em que sua família está passando, de enfrentamento do novo coronavírus, a diminuição do ritmo de trabalho é uma outra realidade que bateu à sua porta. Porém, destaca que não está saindo do governo municipal, pois estará trabalhando no Centro Médico de Caxias no desafio de colaborar com o enfrentamento à covid-19.

“Agora estou vivendo um momento difícil da minha vida, tive a forma grave da covid-19, minha família também. Meu marido já saiu da UTI, mas está muito fragilizado. Então, a gente precisa entender que precisa modificar a nossa vida, fazer algumas adequações. Não estou saindo da administração. A escolha para a Secretaria Municipal de Saúde foi muito acertada, entende de gestão, Carlos Alberto é uma pessoa muito sensível e muito capaz, e eu vou estar junto com ele, ajudando a ele no que for preciso, passando todos os processos. A nossa equipe vai estar passando todos os processos, porque o nosso objetivo é você que precisa do serviço de saúde, é a qualidade do serviço que a gente presta a você”, afirma Socorro Melo.

O novo secretário municipal de Saúde finalizou destacando a importância do isolamento social em tempos de pandemia. Ele se dirigiu à população de Caxias, pedindo que todos estejam atentos às normas sanitárias, às recomendações sobre isolamento social, mesmo que o município esteja flexibilizando as atividades comerciais, porém com responsabilidades compartilhadas.

“O isolamento social é fundamental para que você tenha uma taxa de contaminação em níveis que o nosso sistema de saúde possa suportar o tratamento. Nós estamos em um momento em que temos uma necessidade premente de flexibilizar algumas atividades, e essa responsabilidade passa a ser uma responsabilidade também das pessoas. O que precisamos é exercer uma influência sobre as pessoas para conscientizá-las, porque primeiramente temos que cuidar de nossas vidas, para que em seguida o poder público tenha o dever de criar uma estrutura para lhe atender”, frisa o secretário de Saúde.