Os trabalhos são realizados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em todo o município de Caxias. De acordo com o cronograma de trabalho, as UBSs, por meio de enfermeiros, médicos e agentes comunitários de saúde, realizam as visitas, que servem como um suporte ao trabalho que é realizado na parte curativa nos hospitais da cidade, em especial da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que é a unidade de saúde referência para os casos de covid-19. Dona Teresinha Dias tem um neto de 17 anos que testou positivo para o novo coronavírus. Ele vem sendo acompanhado pelos profissionais de saúde.

“Eu quero que eles venham sempre aqui para nos orientar. Eu estou com muito medo, e que venham sempre, porque para nós está sendo muito difícil”, afirma a aposentada.

“Eu estou cuidando dele, é só minha mãe e meu pai, e a gente quer que vocês da saúde venham sempre aqui. Ele sentiu de noite, quando foi de manhã eu já fui procurar o atendimento. Graças a Deus ele está melhor. Todo tempo a gente vem cuidando com a higienização para melhorar logo”, disse Antônio Francisco, filho de dona Teresinha.

 

De casa em casa, os profissionais dão orientações e fazem um perfil de como as famílias estão se comportando no dia a dia, para que sejam prestadas informações de como se deve proceder mesmo dentro da própria residência. Para as famílias que ainda não têm máscaras, os profissionais também distribuem os equipamentos de proteção individual, pois a máscara é uma das formas de prevenção contra a doença. As máscaras foram disponibilizadas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social na UBS.

“Eu não sou nem suspeito, nem positivo, mas quero dizer que esse acompanhamento é importante. Pra mim a importância é fundamental, porque tem coisas que eu estou sabendo agora e que vou passar para os meus amigos e minha família. Chegou na hora certa esta informação e muitas pessoas não sabem o que é e ainda levam na brincadeira. Então, esta visita é muito importante”, afirma Francisco de Assis, morador do Itapecuruzinho.

Quando um caso é identificado positivo, todas as providências são tomadas para que a pessoa seja acompanhada, tenha assistência e receba a medicação. Já em caso suspeito, o profissional de saúde monitora, desde quando iniciam os primeiros sintomas, para que sejam providenciados os testes a fim de que seja confirmado ou descartado, conforme avaliação de saúde.

“Tanto os pacientes suspeitos, quantos os pacientes que testarem positivo serão monitorados. Esses pacientes que são confirmados serão monitorados a cada 24 horas. E pacientes que não têm nenhuma comorbidade vão ser monitorados a cada 48 horas. Nós vamos dar total apoio, seja ele psicológico, com assistente social, e a família toda será assistida. Todos os dias terão carros disponíveis para a realização das visitações nas UBSs da cidade”, frisa Márcio Henrique, enfermeiro da UBS do Itapecuruzinho.

Palavras chaves: