A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, coloca em prática mais uma ação de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus no município, a instalação de totens em unidades de saúde. O objetivo é que os profissionais de saúde e pessoas que adentrem às unidades de saúde do município também possam fazer a assepsia das mãos, a fim de que possam manter-se distantes da covid-19.

Esta ação soma-se a outras que já vêm sendo proporcionadas à população como forma preventiva, a exemplo do monitoramento dos casos confirmados nas residências dos caxienses; testagem da população; realização de barreiras sanitárias; distribuição de kit de medicamentos; desinfecção das ruas com os carros atomizadores; instalações de cabines de desinfecção e lavatórios portáteis (que contam com o suporte técnico do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE – na concepção e instalação); distribuição de máscaras gratuitamente aos caxienses, tanto nas Unidades Básicas de Saúde, quanto nas escolas, máscaras que são fabricadas pelo projeto Costurando pela Vida, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e Secretaria de Políticas para as Mulheres; Tele Corona, dentre outras ações.

A Prefeitura de Caxias está trabalhando para que os caxienses se sintam acolhidos em todos os espaços onde a saúde pública é praticada. Em tempos de covid-19, a gestão municipal reforça a importância do isolamento e distanciamento social; uso de máscaras faciais; lavagem das mãos com água e sabão e, na falta de água e sabão, o uso de álcool em gel 70%. Somente com a colaboração de todos os caxienses, seguindo os protocolos de saúde, é possível vencer a covid-19.

Palavras chaves: