Já em casa, Adelson Pedrosa, de 55 anos, secretário adjunto de Esportes de Caxias, é mais um paciente que vence a covid-19. Antes mesmo de procurar o serviço de saúde do município, já estava sentindo os sintomas.

“Eu estava gripado, depois foi dor de cabeça, perdi o paladar e olfato”, afirma Adelson Pedrosa.

Ele afirma que, assim como os demais caxienses, também precisou utilizar os serviços da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caxias, onde foi assistido.

“Eu procurei a UPA, não me apresentei como secretário, mas fui como um paciente normal, fiz a minha ficha, e aí veio todo o protocolo, as pessoas vieram para me atender, e aí começou todo o processo”, afirma.

Ele destaca a seriedade e o compromisso dos profissionais de saúde diante dos pacientes que precisam superar a doença.

“Com o teste rápido o exame deu positivo. No raio X do tórax, deu uma sequela de quando eu era fumante. Eu fui fumante por 25 anos, e o novo coronavírus, quando vem, vem em cima da ferida. Eu fiquei três dias internado, e eu quero dizer à sociedade de Caxias que a UPA tem grandes profissionais, eu digo porque vi de perto. A gente fica feliz em dizer, porque eu vi de perto os atendimentos, não apenas o meu, mas de várias outras pessoas que precisam da unidade. O atendimento é muito bom, a equipe de saúde realiza o seu melhor. A gente vê em outras cidades por aí as dificuldades, mas Caxias está muito bem assistida”, afirma o secretário.

Adelson Pedrosa agora segue acompanhamento em casa. Ele agradece pelo atendimento e o empenho dos profissionais de saúde e recomenda aos caxienses que possam cada um fazer a sua parte para enfrentar a doença.

“Você tem que se precaver! Tem que manter o distanciamento, você tem que usar sua máscara regularmente. Quem diz são os profissionais de saúde, que você tem que usar a máscara para se proteger. Você também precisa lavar bem as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel. Eu tive cuidado, mesmo apesar do meu cuidado, ainda aconteceu comigo. E eu digo aos caxienses que, se puderem, fiquem em casa, não façam aglomerações, porque é muito perigoso. Mas com toda a iniciativa da saúde recomendando aos caxienses, acho que a gente vai conseguir conscientizar melhor a nossa população”, acredita.

Palavras chaves: