A Sala do Empreendedor, que faz parte da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, participou do evento digital intitulado Encontro de Atores de Desenvolvimento do Maranhão, promovido pelo Sebrae Maranhão nesta quarta-feira (17), onde foi possível a apresentação dos serviços oferecidos pela Sala do Empreendedor. Todos os anos o evento é realizado reunindo agentes de desenvolvimento, secretários municipais, coordenadores, prefeitos, dentre outros públicos. Este ano, devido à pandemia, foi realizado de forma digital pelo YouTube.

A Sala do Empreendedor de Caxias apresentou, dentre outras ações, no evento digital atividades desenvolvidas em home office, ou seja, por conta da pandemia, as agentes de desenvolvimento da Sala do Empreendedor continuaram realizando os atendimentos e atendendo as demandas dos empreendedores por meio de mediação tecnológica de casa, a exemplo de cartilha de informações preparada e compartilhada com microempreendedores individuais que fazem parte de um grupo de WhatsApp e outras disponibilizadas pelo Instagram.

“Nós temos uma sala digital onde a gente dispõe de um link dentro do Instagram, onde este link dá acesso a canais de comunicação da própria secretaria, Sebrae e de parceiros. Em breve vamos adicionar canais de comunicação de linhas de crédito, com instituições bancárias. Então, o empreendedor acessa estas informações que estão na bio do Instagram e ele é redirecionado a alguns desses serviços, caso ele queira fazer parte do nosso atendimento virtual, uma consultoria on-line, cursos, ferramentas e oficinas. Além da facilidade de acessar o Portal do Empreendedor, onde ele tem acesso à formalização”, explica Lília Karine, agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor.

O encontro representa uma troca de informações para quem empreende e pretende ajudar no desenvolvimento de ações criativas, além de potencializar os negócios já existentes. O evento foi realizado pelo Sebrae Maranhão, em parceria com o Sebrae Nacional.

“O desenvolvimento da plataforma digital integra vários serviços da prefeitura, do Sebrae, da própria Secretaria do Comércio, o próprio Portal do Empreendedor, e que é muito importante a gente ter este espaço integrado para que este cliente se encontre e encontre todas as informações e orientações que ele deseje. E, também, destacar o ‘Divulgue Seu Negócio Aqui’, muito interessante durante este processo de pandemia, e a Sala do Empreendedor de Caxias tem liderado este processo para atender esses empresários”, afirma Hidene Maia, da coordenação das Salas do Empreendedor no Maranhão.

Uma das ações que já está sendo planejada e que também foi apresentada no evento, trata-se do Feirão Limpa Nome, que deve acontecer entre setembro e outubro de 2020.

“A ideia é antecipar para que a gente tenha um aquecimento maior no comércio, sendo uma das estratégias de retomada”, afirma Lília Karine.

Em janeiro de 2020, a Sala havia registrado 2.240 microempreendedores, já com os dados consolidados até abril o número subiu para 2.583, ou seja, 343 microempreendedores a mais. No próximo dia 18 de julho, a Sala do Empreendedor completa 3 anos de criação e tem se transformado a cada dia em um local onde se promove o desenvolvimento de novas empresas em Caxias, por meio do apoio ao microempreendedor individual